SUPER COMPUTADORES

- Como funciona

Normalmente os considerados super computadores, tem um tamanho muito maior do que um computador comum. Dessas maquinas a mais rápida atualmente com velocidade de 20 petaflops é o supercomputador Titan, é usado em pesquisas sobre mudanças climáticas, eficiência energética e também de materiais.
As aplicações são várias, englobando principalmente pesquisas científicas, aplicações militares e diversos tipos de aplicativos financeiros e relacionados à Internet; aplicativos que envolvem uma quantidade absurda de processamento, e claro, são necessários para instituições que podem pagar muito mais do que 5 ou 10 mildólares por um computador o mais rápido possível. Existindo demanda, aparecem os fornecedores.
Atualmente, todos os supercomputadores são construídos com base em praticamente os mesmos componentes que temos em micros de mesa, memória, HDs e processadores, Intel, IBM ou AMD. Ao invés de usar apenas um disco rígido IDE ou SATA, como num micro de mesa, um supercomputador utiliza um array de centenas de HDs, sistemas semelhantes ao RAID, mas numa escala maior, que permitem gravar dados de forma fragmentada em vários discos e ler os pedaços simultaneamente a partir de vários HDs, obtendo taxas de transferência muito altas. Processadores e memória RAMgeralmente são agrupados em nós, cada nó engloba de um a quatro processadores e uma certa quantidade de memória RAM e cache. Isso garante que os processadores tenham um acesso à memória tão rápido quanto um PC de mesa. Os nós por sua vez são interligados através de interfaces de rede, o que os torna partes do mesmo sistema de processamento, assim como neurônios interligados para formar um cérebro. Um nó sozinho não tem uma capacidade de processamento tão surpreendente assim, mas ao interligar algumas centenas, ou milhares de nós, a coisa muda de figura.
Uma opção mais barata para instituições que precisam de um supercomputador, mas não possuem muito [continua]

Ler trabalho completo

Citar Este Trabalho

APA

(2013, 05). Supercomputadores. TrabalhosFeitos.com. Retirado 05, 2013, de http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Supercomputadores/847969.html

MLA

"Supercomputadores" TrabalhosFeitos.com. 05 2013. 2013. 05 2013 <http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Supercomputadores/847969.html>.

MLA 7

"Supercomputadores." TrabalhosFeitos.com. TrabalhosFeitos.com, 05 2013. Web. 05 2013. <http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Supercomputadores/847969.html>.

CHICAGO

"Supercomputadores." TrabalhosFeitos.com. 05, 2013. Acessado 05, 2013. http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Supercomputadores/847969.html.