Supercomputadores

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1863 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE ESTADUAL
VALE DO ACARAÚ – UVA
IDECC

SUPERCOMPUTADORES:
TIANHE-1A
Curso: Análise e Desenvolvimento de Sistemas
Turma: 68
Sede: São Rafael
Módulo: Organização de Computadores
Professor: Luiz Felipe

Equipe:
- Hélio Schramm
- Rayan Carvalho
- Maria Gergivan


FORTALEZA2012

1 - Introdução


Neste trabalho iremos falar do Supercomputador Tianhe-1A. Para entendermos a grandeza de uma super máquina como esta, de processamento e infinitas possibilidades de utilização, precisamos antes entender o que é um supercomputador, sua história, como e por que surgiram, e claro, saber como surgiu o Tianhe, sua evolução, procurarconhecer suas características e como está relacionada com a nossa realidade atual, poderemos então ver sua importância e os benefícios trazidos à humanidade.

2 – Definição dos Supercomputadores

Supercomputador é um computador com altíssima velocidade de processamento e grande capacidade de memória. Tem aplicação em áreas de pesquisa que grandequantidade de processamento se faz necessária, como pesquisas militares, científica, química, medicina. Supercomputadores são usados para cálculos muito complexos e tarefas intensivas, como problemas envolvendo física quântica, mecânica, meteorologia, pesquisas de clima, modelagem molecular (computação nas estruturas e propriedades de compostos químicos, macromoléculas biológicas, polímeros e cristais)e simulações físicas, como simulação de aviões em túneis de vento, simulação da detonação de armas nucleares e investigação sobre a fusão nuclear.

Existem cinco tipos de Supercomputadores:
- Processadores Vetoriais Paralelos (PVP);
- Multiprocessadores Simétricos (SMP);
- Máquinas Maciçamente Paralelas (MPP);
- Máquinas com Memória Compartilhada Distribuída (DSM);
- Redesde Estação de Trabalho (NOW).

3 – Origem dos Supercomputadores

Os primeiros supercomputadores foram criados na década de 1960 por Seymour Cray. Seymour Cray fundou sua própria empresa, a Cray Research, em 1970 e dominou o mercado da supercomputação durante 25 anos (1965-1990).
Na década de 70 a Universidade de Illinois montou em conjunto com a BurroughsCorporation o ILLIAC IV, um supercomputador que ficou famoso pelas dimensões. A ficção científica abordou o tema num romance chamado "Colossus".
Hoje os supercomputadores são fabricados por empresas como SUPERMICRO, NEC, SUN, IBM, HP, Apple, e etc. A lista atualizada dos 500 sistemas computacionais mais poderosos conhecidos pode ser obtida em top500.org.

4 – Onde são usados osSupercomputadores
Devido à sua potente configuração os Supercomputadores tem sua utilidade nas mais diversas áreas. Eis as principais:
- Pesquisas na área de Saúde;
- Área Acadêmica;
- Área Espacial;
- Pesquisas no setor Nuclear;
- Pesquisas no setor petrolífero;
- Pesquisas no setor Bélico;
- Pesquisas climáticas;
- Pesquisas sísmicas;

Durante a história, osEstados Unidos tem estado com a maior quantidade de Supercomputadores na lista do Top500. Entre o Top10, os EUA atualmente possuem 5 Supercomputadores, a Europa, representada pela França possui 1 máquina, enquanto a Ásia cada vez mais cresce nessa lista. Japão e China cada um possuem 2 Supercomputadores nessa lista, sendo que ocupando 4 das primeiras 5 posições, dentre estas as 2 primeiras.

5 –Principais Supercomputadores da História
Alguns Supercomputadores fizeram história no decorrer dos anos, seja pelo seu pioneirismo, pelo que representou na época, etc. Segue abaixo uma lista com diversos Supercomputadores que marcaram história:


Cray 1 - O Cray 1 (1976) operava em 80 MHz, realizava 160 milhões de operações aritméticas por segundo e tinha 8 MB de memória RAM....
tracking img