Desemprego

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1003 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
DESEMPREGO NO BRASIL

Definição de desemprego
O IBGE classifica como pessoas desempregadas ou desocupadas aquelas que não estavam trabalhando, estavam disponíveis para trabalhar e tomaram alguma providência efetiva para conseguir trabalho nos trinta dias anteriores à semana em que responderam à pesquisa.
Teoricamente é a parte da população econômica ativa, portanto em idade adulta e emcondições saudáveis para exercer alguma atividade na sociedade, e que infelizmente por circunstancias devidas, não está podendo realizar sua função social.
Para as pesquisas realizadas entre 1983 e 2002, o IBGE considerava população em idade ativa (PIA), aqueles maiores de quinze anos de idade. De acordo com a nova metodologia do instituto, fazem parte da população em idade ativa os maiores de dezoitoanos de idade. Na definição de população empregada ou ocupada, o instituto considerava o limite mínimo de 15 horas por semana para o trabalho não-remunerado, enquanto a nova pesquisa inclui aqueles que trabalharam pelo menos uma hora na semana.
Taxa de desemprego no Brasil
A taxa de desemprego ou de desocupação no Brasil é determinada mensalmente pela Pesquisa Mensal do Emprego, coordenada peloInstituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Os números da pesquisa em questão são determinados a partir de estudos feitos a cada mês com a População Economicamente Ativa (PEA) das seis maiores regiões metropolitanas do país (São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Porto Alegre, Salvador e Recife).

Causas do desemprego no Brasil
Apesar do Brasil ser considerado um país continental,rico em belezas naturais, ter boa comida, povo acolhedor, enfim isso não faz o país se desenvolver, ou seja, ficar falando que o Brasil tem mil e uma coisas e viver só de aparências não resolve nada.
O principal problema de muitos brasileiros é o desemprego, mas também não adianta só ficar culpando os governantes e por tal situação, pois hoje em dia sobram vagas no mercado de trabalho, onde issoacontece devido do a falta de especialização das pessoas, isso mesmo, atualmente essa é principal causa do desemprego, pois as empresas buscam profissionais capacitados com cursos técnicos profissionalizantes, porque nem mesmo ter um a faculdade no currículo está ajudando a conseguir um emprego.
Já existem vários incentivos do governo que dão cursos profissionalizantes gratuitos a quaisquerpessoas, para isso basta procurar em sua cidade ou região instituições de ensino governamentais que disponibilizam vagas para pessoas ingressarem nos cursos gratuitos.
Tipos de desemprego:
Desemprego estrutural: característico dos países subdesenvolvidos, ligado às particularidades intrínsecas de sua economia. Explica-se pelo excesso de mão-de-obra empregada na agricultura e atividades correlatas epela insuficiência dos equipamentos de base que levariam à criação cumulativa de emprego.
Desemprego tecnológico: atinge sobretudo os países mais adiantados. Resulta da substituição do homem pela máquina e é representado pela maior procura de técnicos e especialistas e pela queda, em maior proporção, da procura dos trabalhos tidos como braçais.
Desemprego conjuntural: também chamadodesemprego cíclico, característico da depressão, quando os bancos retraem os créditos, desestimulando os investimentos, e o poder de compra dos assalariados cai em conseqüência da elevação de preços.
Desemprego friccional: motivado pela mudança de emprego ou atividade dos indivíduos. É o tipo de desemprego de menor significação econômica.
Desemprego temporário: forma de subemprego comum nas regiõesagrícolas, motivado pelo caráter sazonal do trabalho em certos setores agrícolas.
Resultados
A maior taxa de desocupação registrada no período da atual metodologia - utilizada pelo instituto desde janeiro de 2002 - foi a do mês de abril de 2004 (13,1%) e a menor foi a de dezembro de 2008 e 2009 (6,8%). Somente duas vezes, em 2006 e 2009, a taxa subiu em relação ao ano anterior. Depois de...
tracking img