Sujeito e obejeto do conhecimento

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2521 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
O Sujeito e o objeto do conhecimento

Os seres vivos têm potencialidades que se desenvolvem segundo suas necessidades de sobrevivência.  as minhocas têm olhos, mas são dotadas de tato e olfato muito apurados, necessários no ambiente onde vivem. As aves em geral não precisam de tato e olfato no ambiente aéreo; possui, em compensação, uma visão muito aguda.  O cego, por exemplo, tem o tato e aaudição muito mais desenvolvidos que qualquer homem com a visão normal. Além das características comuns aos seres vivos, o homem possui a capacidade especial de pensar, o que lhe possibilita não apenas conviver com a realidade, como também conhecê-la. O conhecimento humano tem dois elementos básicos: um sujeito e um objeto. O sujeito é o homem, o ser racional que quer conhecer. O objeto é arealidade  com que coexistimos. O homem só se torna objeto do conhecimento perante um sujeito que queira conhecê-la. O próprio homem pode ser objeto do conhecimento humano. O sujeito capta as características e propriedades do objeto, formando dele uma imagem mental. O sujeito apodera-se de propriedades que antes pertenciam apenas ao objeto. Por isso quanto mais semelhante forem a imagem e seurespectivo objeto, maior será a objetividade do conhecimento.

Tipos de conhecimento

O sujeito possui três maneiras básicas de conhecer o objeto. Se pelos sentidos (empírico), pelo raciocino (intelectual) ou pela crença (fé).
Conhecimento sensorial ou empírico:
Como qualquer outro animal, o primeiro contato do homem com a realidade se dá pelos cinco sentidos. As cores dos objetos, o som que ouvimoso calor e o frio. Isso equivale a dizer que visão, olfato, audição, tato e paladar “sentem” as propriedades dos objetos. O universo dos objetos físicos é, pois, conhecido pela sensação de suas características. O sujeito cognoscente estabelece com eles uma relação física, apoderando-se de suas propriedades sensíveis.
Conhecimento lógico ou intelectual: 
Diferentemente de outros animais, o homemconsegue ultrapassar os dados captados pelos sentidos. O homem tem a capacidade de abstrair, de conservar imagens dos objetos que apreendeu, mesmo sem tê-los mais presentes.  A partir de imagens, o homem raciocina, combinando-as e tirando conclusões. A combinação dos dados possibilita analisar, comparar, articular e unir, gerando conceitos, definições e leis indispensáveis ao entendimento darealidade. É pelo raciocínio que percebemos o conjunto dos objetos formais, tais como as figuras geométricas, os números, a relação causa-efeito, a gravitação dos corpos, etc. Ao conhecimento que vai além do que nossos sentidos percebem, chamamos lógico, ou intelectual.

Conhecimento de fé:
Há objetos da realidade cujas propriedades escapam tanto a nossos sentidos quanto a nosso raciocínio,impedindo que deles tenhamos dados empíricos ou dados intelectuais. Não podemos, por exemplo, saber o que se passa exatamente na cabeça do outro, o que ele realmente está pensando, nem o que está sentindo. Também não sabemos com certeza o que acontece conosco após nossa morte biológica. A crença consiste na aceitação dos dados na forma como outras pessoas os propõem. O conhecimento de fé baseia-se,pois, na autoridade de terceiros. Constitui um voto de confiança no que os outros afirmam. Por isso, a fé não é objeto da filosofia, uma vez que esta se fundamenta apenas em dados racionais.

O alcance do conhecimento

Porque os nossos sentidos nos enganam às vezes. E, porque há homens que se equivocam ao raciocinar, mesmo no tocante às mais simples matérias de Geometria, e cometem aíparalogismos, rejeitei como falsas, julgando que estava sujeito a falhar como qualquer outro, todas as razões que eu tomara até então por demonstrações. Inúmeras vezes, filósofos e cientistas proclamaram ''Eis a verdade! '' para logo em seguida serem contestados por novas descobertas e conclusões. A objetividade do conhecimento depende da capacidade de percepção do sujeito. Isso equivale a dizer que o...
tracking img