Jogos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (564 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Introdução à Álgebra Booleana


A lógica matemática pode ser considerada como a ciência do raciocínio e da demonstração. Este ramo da Matemática foi desenvolvido pelo matemático inglês GeorgeBooole (1815-1864) no século XIX, que criou a álgebra que leva seu nome, a Álgebra Booleana, que utiliza-se de símbolos e operações algébricas para representar as relações entre proposições.

ProposiçãoUma proposição é uma sentença declarativa, normalmente implicando na relação entre dois elementos, à qual pode ser atribuido um valor lógico VERDADEIRO (V, ou 1 na Álgebra Booleana) ou FALSO (F,ou 0). Uma proposição deve satisfazer aos dois seguintes princípios fundamentais:

Ø Princípio do terceiro excluído: uma proposição só pode ser verdadeira ou falsa, não havendo outra alternativapossível.

Ø Príncipio da não contradição: uma proposição não pode ser ao mesmo tempo verdadeira e falsa.

Uma proposição é usualmente indicada pelas letras maiúsculas (A, B, C, …). A tabela a seguirilustra alguns exemplos de proposições (com seu valor lógico entre parênteses) e algumas afirmações que não podem ser consideradas proposições.

PROPOSIÇÃO
NÃO PROPOSIÇÃO
2 + 4 = 7 (F)
3 + 6
Umretângulo é um polígono de 4 lados (V)
x + 8 = 10
A Terra não é um planeta (F)
Está chovendo

Operadores Lógicos

A Lógica Matemática se utiliza de diversos operadores para correlacionar asproposições entre si. A tabela a seguir ilustra os principais operadores e seus símbolos. Cada um desses operadores será detalhado mais adiante.



Símbolo
Operador
~
Não (negação)
^
E
ν
Ou
OuExclusivo

Operador “Negação”



A negação inverte o valor lógico de uma proposição. Sua notação é ~A (lê-se “não A” ou “negação de A”). A tabela a seguir ilustra os possíveis valores lógicosde uma proposição A e de sua negação:



A

~A

1

0

0

1



É importante observar que a negação da negação corresponde à própria proposição, ou seja, ~(~A) = A.



Operador...
tracking img