Suicidio - exercicio

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (374 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Prós e contras

O projeto de transposição do São Francisco é polêmico. Pequenos agricultores e sem-terra já fizeram passeatas, inclusive em Brasília, contra a transposição. O bispo Frei Luiz FlávioCappio fez duas greves de fome contra o projeto (uma em 2005, outra em 2007). A primeira acabou atrasando o início do projeto. A segunda acompanhou o trâmite do recurso de paralisação das obras queacabou caindo. Cientistas renomados como o geógrafo Aziz Ab´Saber condenam o projeto. Ecologistas alertam para o risco ambiental. Do outro lado, o governo federal argumenta que a transposição é umamedida mais eficiente que as comuns ações mitigadoras como a abertura de cisternas (armazenadores da água das chuvas) ou açudes. Veja os principais pontos da polêmica:

Tópico O que diz quem é contraO que diz quem é a favor
Discussão com a sociedade Os críticos dizem que as discussões estão sendo restritas e feitas a toque de caixa. O governo diz que todas as etapas estão sendo discutidas.Beneficiados Os movimentos sociais argumentam que os maiores beneficiados serão os grandes produtores e empresas ligadas a grandes projetos como o Ceara Steel. Os pequenos agricultores poderão acabarperdendo recursos. Eles questionam também o número de pessoas beneficiadas. Os idealizadores dizem que 12 milhões de pessoas serão beneficiadas e que a irrigação de pólos agrícolas aquecerá a economia eaumentará o número de empregos.
Custo Os críticos dizem que há alternativas mais baratas como cisternas para mitigar os problemas da seca. Para os defensores, as cisternas não resolveriam oproblema. Segundo seus cálculos, um milhão de cisternas podem armazenar 23 milhões de metros cúbicos. Já a transposição conseguirá levar 35 vezes mais água para quem precisa.
Meio-ambiente Ecologistasquestionam o projeto que pode causar danos para a fauna e flora regional como aconteceu com a construção do reservatório de Sobradinho. Serão desmatados 430 hectares. Os idealizadores dizem que o projeto...
tracking img