Subsistema operacional

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 16 (3971 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Introdução

Desde sua origem, a administração sempre esteve preocupada com o “modo melhor de fazer as coisas”. A administração cientifica de Taylor já buscava, no final do século passado, a eficiência dos métodos de fabricação. Esta preocupação não deixou de existir, mas teve seu escopo enormemente ampliado. As empresas modernas procuram hoje não apenas a otimização de seus métodos defabricação, mas também a eficiência global de suas operações. E isto não é uma tarefa fácil, considerando os avanços e as mudanças tecnológicas freqüentes nos produtos e processos. Desta forma podemos demonstrar com este trabalho que um bom SUBSISTEMA OPERACIONAL torna-se cada vez mais um instrumento indispensável para fazer frente a essa complexidade. A função do Subsistema Operacional é a de fornecer osinstrumentos para administração definir quais são as operações do empreendimento e como devem ser executadas, garantindo que elas sejam realizadas de forma interada, com os métodos corretos e os recursos adequados. Durante o trabalho veremos que o subsistema operacional envolve definições sobre processos, métodos, procedimentos, instalações físicas, nível de automação, facilidades e equipamentosutilizados para a execução de cada operação.








OBJETIVOS DO SUBSISTEMA OPERACIONAL
O objetivo deste subsistema é fornecer aos gestores informações a respeito dos custos das atividades, de modo a lhes permitir avaliar a lucratividade dos serviços prestados e dos clientes e promover melhoria contínua dos processos, fornecer o suporte para a administração garantir a eficiência globaldo empreendimento.Ele define quais são as operações para a empresa cumprir suas finalidades e como cada uma delas deve ser executada a fim de assegurar a rapidez, agilidade, qualidade, uso produtivo dos recursos, prazos corretos, custos adequado.O subsistema operacional auxilia a administração a pôr em prática a realização da tarefa empresarial assegurando a eficiência na execução das operações esua contribuição aos resultados empresariais.
O QUE É EFICIÊNCIA OPERACIONAL
É o processo pelo qual a organização maximiza seus fins com uso mínimo de recursos. Para saber como o subsistema operacional pode contribuir com a eficiência empresarial, é preciso definir quais são os fatores que a constituem. A eficiência é conseguida por três requisitos principais: a produtividade, a qualidade e otempo certo.
A produtividade significa conseguir mais resultados com um esforço menor. E, ela é a relação entre produto e esforço. Esse esforço pode ser monetário ou não; além de custos envolve o tempo dedicado, quantidade de recursos utilizados, conhecimentos requeridos e experiência necessária.
A qualidade significa conseguir um produto final tangível ou intangível adequado as necessidades docliente, seja ele externo ou interno. Para clientes externos, o produto não deve ser apenas bonito, mas sim ter um preço justo e que atenda às suas necessidades. Para os clientes internos as atividades estão relacionadas à administração dos recursos humanos.
O tempo certo significa conseguir que as coisas sejam feitas no momento exigido, nem antes nem depois. A questão do tempo está ficando cadavez mais crucial para obtenção da eficiência e tem sido uma das áreas onde as empresas vem dedicando esforços significativos nos últimos anos. Os mercados cada vez mais competitivos, os crescentes níveis de exigência dos clientes, a evolução dos meios de comunicação são algumas variáveis que vem pressionando as empresas para conseguirem o tempo certo em suas operações.
Hoje, um dos termos maisutilizados nas empresas é informação em tempo real, ou seja, a empresa quer ter o conhecimento das operações no momento em que ocorrem. As decisões também tem seu tempo certo e cada vez mais as empresas estão preocupadas com a agilidade de seus processos decisórios e vem tomando medidas tais como a eliminação dos níveis gerenciais e a descentralização.
Esses 3 fatores complementam-se e só...
tracking img