Subjetividade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (676 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
O conceito de subjetividade, apesar de ser amplamente utilizado pela Psicologia e por outras ciências, possui diversas definições, que variam de acordo com o autor e com a interpretação. Autoresestes que tem por pressuposto a origem social do homem, mas diferem entre si com relação à maneira como vêem esta relação entre individuo e sociedade e na maneira como vêem a relação entre a constituiçãoda subjetividade no meio social e individual.

1- A palavra subjetividade se refere ao processo pelo qual algo se torna constitutivo e pertence ao individuo; ocorrendo de tal forma que essepertencimento se torna único singular. (Leontiev ).

O fato da subjetividade se referir aquilo que é único e singular do sujeito não significa que sua gênese esteja no interior do individuo. A gênesedessa parcialidade esta justamente nas relações sociais do individuo, em que ele se apropria de tais relações de forma única. Ou seja, o desenvolvimento da subjetividade ocorre pelo intercambio continuoentre o interno e o externo

2- Subjetividade: “Realidade psíquica, emocional e cognitiva do ser humano, passível de manifestar-se simultaneamente nos âmbitos individual e coletivo, ecomprometida com a apropriação intelectual dos objetos externos.”(Dicionário Houaiss)

3- Subjetividade é a síntese singular e individual que cada um de nós vai constituindo conforme nos desenvolvemos evivenciamos as experiências da vida social e cultural. (Ana M. B. BocK)

A síntese que a subjetividade representa não é inata ao individuo. Ele a constrói aos poucos, apropriando-se do material domundo social e cultural, ao mesmo tempo em que atua sobre o mesmo.

4- Subjetividade: “Diz-se do que é válido para um só sujeito e que só a ele pertence, pois integra o domínio das atividadespsíquicas, sentimentais, emocionais, volitivas, etc. deste sujeito“.(O dicionário Aurélio)

Saviani ( 2004), a partir dos estudos das obras de Marx, afirma que a essência humana não é abstrata e nem...
tracking img