Leibniz

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 32 (7800 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Giambattista Vico

Giambattista Vico (1668 -1744). A idéia é a (filosofia), o fato é a filologia. Idéia e fato ou filosofia e filologia devem se compenetrar, não a filosofia fora do fato ou o fato fora da filosofia, as duas vertentes são indissociáveis. O homem como ele deve ser não pode estar dissociado do homem como ele efetivamente é ou tem sido. A ordem das idéias deve proceder segundo aordem das coisas. Trata-se de um princípio que é transposto da ordem lógica para a ordem histórica. A filosofia deve se encontrar no processo histórico e o processo histórico envolvido na filosofia. Conciliação entre a idéia e o fato, entre a filosofia e a filologia deve predominar.
Sem a filologia, a filosofia é vazia; e, sem a filosofia, a filologia é cega. Não se trata de uma justaposição deduas atividades separadas, que se deve conjugar depois que cada uma se desenvolveu por sua própria conta, mas sim de ima interação constante, razão peal qual não é concebível a filosofia sem a filologia e a filologia sem a filosofia.
Não existem fatos brutos, neutros, privados de implicações teóricas.
Os filólogos são todos os gramáticos, historiadores e críticos que se ocupam da cognição daslínguas e dos fatos dos povos, tanto em casa, como é o caso dos costumes e das leis, como fora, como é o caso das guerras, da paz, das alianças, das viagens, dos negócios. A filologia é tudo o que foi produzido nas comunidades humanas, dos costumes às instituições religiosas e civis. Os fatos seriam incompletos se não fossem sustentados na filosofia, ou seja, se não fosse guiada por um projeto teóricoverdadeiro. O verdadeiro é a idéia (filosofia), o certo é o fato (filologia).
A união entre filosofia e filologia nos permite ver a história não mais com um mundo caótico e informe, mas sim como uma série de acontecimentos através dos quais os homens realizaram seus ideais.
A filosofia se ocupa diretamente do mundo ideal e o seu objetivo é a necessidade ideal que orientou os primeiros passosincertos dos homens primitivos e depois se impôs lentamente. A filosofia transcende o ser humano e opera através do ser humano. O ser humano é o germe das idéias verdadeiras.
O ser humano pode ter agido e agir atualmente de formas destrutivas, mas no percurso histórico ele caminha em direção à justiça, à beleza ou a verdade, dominando os seus instintos e paixões. Como explicar esse itinerário emdireção à justiça, à beleza ou à verdade, que mesmo trabalhosa e parcialmente foram emergindo na história primitiva, se não virmos no homem os germes das idéias verdadeiras. Como explicar tal orientação, dos primórdios até nossos dias, privando a razão dessa “luz eterna”?
Não se pode explicar completamente a história quando se afirma que a moralidade se baseia na opinião, o direito na força e onascimento da sociedade na utilidade, como pretendem muitas pessoas.
A explicação da história somente é possível se compreendermos que a Filosofia é a idéia ideal e sua incidência na mente humana transformando em acontecimentos e criando tradição. Para ter uma explicação satisfatória de um fato histórico é preciso reconstruir a gênese ou as condições que lhes permitiram o nascimento e indicar asmodificações provocadas sobre os mesmos homens que são seus atores.
O mundo civil foi feito pelos homens e seus princípios são encontrados dentro da mente humana. O ser humano é, portanto, o protagonista da história. Ele cria as instituições e estas retroagem sobre o ser humano que as criou. Esse é o caminho através do qual as potencialidades ocultas e germes de idealidades superiores se afirmamlentamente, antes que o homem se dê conta. Assim, a história não amadurece contra o homem ou apesar dele, mas é o lugar no qual necessidades recônditas, inscritas em sua natureza, emergem e se impõem à sua atenção e ao seu espírito, que desse modo se amplia e afina.
Este mundo, sem dúvida, saiu de uma mente diferente e, às vezes, totalmente contrária e sempre superior aos fins particulares que os...
tracking img