SUAS: SISTEMA ÚNICO DE ASSISTÊNCIA SOCIAL
Descentralização político administrativa e matricialidade sócio-familiar

Centro Universitário Leonardo da Vinci-UNIASSELVI
Bacharelado em AssistênciaSocial (SES 0040)
09/06/2011

RESUMO

Com as implementações prevista no SUAS, a assistência social passou por mudanças, tanto no formato de execução das políticas públicas, como em seusconceitos, dois importantes expoentes destas mudanças são o conceito de matricialidade sócio familiar, e descentralização político administrativa, estes conceitos vem sendo postos em prática, trazendo grandesavanços tanto para a assistência social, quanto para a gestão pública, tornando a execução dos programas governamentais mais eficaz e próxima das necessidades da população usuária da assistência.1 INTRODUÇÃO


Neste trabalho temos por objetivo debater e esclarecer os leitores sobre a descentralização político administrativo, a territorialização, e a matricialidade familiar, e mostrarcomo esta nova estrutura das políticas publico - sociais, influencia a assistência social e a população em geral.
A descentralização político administrativa vem sendo colocada em pratica desde acriação e aprovação da Lei Nº 8.742, de 7 de dezembro de 1993, a LOAS, onde esta previsto no seu artigo 5º parágrafo I, para ganhar níveis de efetividade maiores, e levar os serviços mais próximos dapopulação.
“A descentralização consiste em uma efetiva partilha de poder entre o governo e as coletividades locais. Implica a autogestão local.” (JOVCHLOVITCH, 1993, grifo nosso)
E a matricialidadedentro do contexto de busca da efetividade, vem dar nova visão para a ação dos profissionais sociais, tendo foco no núcleo familiar e não mais apenas no individuo.
“A família, independentemente dosformatos ou modelos que assume é mediadora das relações entre os sujeitos e a coletividade, delimitando, continuamente os deslocamentos entre o público e o privado, bem como geradora de modalidades... [continua]

Ler trabalho completo

Citar Este Trabalho

APA

(2011, 11). Suas, matricialidade. TrabalhosFeitos.com. Retirado 11, 2011, de http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Suas-Matricialidade/103063.html

MLA

"Suas, matricialidade" TrabalhosFeitos.com. 11 2011. 2011. 11 2011 <http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Suas-Matricialidade/103063.html>.

MLA 7

"Suas, matricialidade." TrabalhosFeitos.com. TrabalhosFeitos.com, 11 2011. Web. 11 2011. <http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Suas-Matricialidade/103063.html>.

CHICAGO

"Suas, matricialidade." TrabalhosFeitos.com. 11, 2011. Acessado 11, 2011. http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Suas-Matricialidade/103063.html.