Desafio Profissional Matricialidade Sociofamiliar Joelma

623 palavras 3 páginas
Desafio Profissional

Universidade Anhanguera - UNIDERP PÓLO FEIRA DE SANTANA
SERVIÇO SOCIAL
FAMÍLIA E SOCIEDADE
SERVIÇO SOCIAL CONTEMPORÂNEO

Integrantes do grupo:
Jackson Cerqueira Souza / RA: 333340
Joelma Mascarenhas Santos Estrela / RA: 335594
Naiane Souza de Jesus / RA: 244811

Feira de Santana,15 de abril de 2015.
Nas últimas décadas o conceito de família vem passando por algumas transformações. Antes, a família era formada por um único modelo onde a parte fundamental para a sua estrutura era um homem e uma mulher. Porém, a idéia de família, hoje, não é mais dessa forma.
Quando se diz que existe apenas um modelo familiar é o mesmo que dizer que todas as outras formações familiares existentes em nossa sociedade estão erradas. Entretanto, deve-se respeitar todo e qualquer modelo familiar, independente de sua formação, pois todo indivíduo tem nela o primeiro contato para construir sua auto-imagem e entender todo o mundo a sua volta.
A família é a base da sociedade e a sua importância é inquestionável de tal forma que tem uma proteção especial do Estado. A Constituição Federal de 1988 no art. 226, reconhece e prioriza a importância a aplicabilidade do principio da afetividade do âmbito familiar, concedendo e resguardando a entidade familiar. Na sociedade contemporânea brasileira existem muitos aspectos que devem ser relevados, pois imprimem os novos modelos de família dando possibilidade a um leque de estruturas familiares que antes não existiam. Alguns aspectos importantes devem ser levados em consideração, de forma que influenciam consideravelmente na formação desses vínculos familiares. Entre eles podemos citar: A inserção da mulher no mercado de trabalho, o controle da reprodução no número de filhos, as novas tecnologias reprodutivas e os exames de DNA.
É importante salientar que todas as mudanças que ocorreram e ocorrem nos laços familiares não foram de um modo linear mas no âmbito das contradições e dos conflitos. Sabendo-se que as

Relacionados

  • ATPS Rede Socioassistencial Terceiro Setor
    1541 palavras | 7 páginas