O ato de comunicar

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2709 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
O ATO DE COMUNICAR

( O velho artesão de Petrolina mostra a seu filho como se faz uma carranca de barro. O menino pega um pouco de barro e tenta fazer o mesmo que viu fazer. O menino pergunta, o velho responde. O velho corrige, aprova, mostra. Meses depois, o menino leva para a feira seus primeiros trabalhos de artesão.
( A peça vai começar no teatro lotado. O ator maquila-se no camarim. Acortina se levanta. Cena trás cena, os atores dialogam no palco, a platéia pendente de suas palavras. O ator diz as linhas decoradas com tanta sinceridade e sentimento como se fossem próprias. O coração do público se comove e algumas pessoas choram na platéia. A peça termina com o estrepitar dos aplausos.
( O famoso locutor de rádio lê no microfone as noticias nacionais e internacionais.Concentra-se tanto no roteiro escrito, para não pular palavras, que não lembra que, nesse momento, mais de três milhões de pessoas o estão escutando. As notícias que divulga, porém, afetam as vidas de muitos ouvintes.
O que há de comum nestas três situações: o artesão e seu filho, o ator e sua platéia, o locutor e seu público?
O que há de comum é que todas as três são ATOS DE COMUNICAÇÃO.
Oque é, então, a comunicação?
Há duas maneiras de definir o que é uma coisa: enumerar os elementos de que está composta ou indicar para que serve. Pode-se definir o automóvel, por exemplo, dizendo que é um conjunto formado por motor, carroçaria e rodas. Mas seria ainda melhor defini-lo como um veículo autopropulsado que serve para transportar pessoas e coisas de um lugar a outro.
E para queserve a comunicação?
Serve para que as pessoas se relacionem entre si, transformando-se mutuamente e a realidade que as rodeia.
Sem a comunicação cada pessoa seria um mundo fechado em si mesmo. Pela comunicação as pessoas compartilham experiências, idéias e sentimentos. Ao se relacionarem como seres interdependentes, influenciam-se mutuamente e, juntas, modificam a realidade onde estãoinseridas.
De que elementos consta a comunicação?
Analisemos as três situações de comunicação, acima.
( O artesão ensina seu filho a fazer carrancas de cerâmica.
Compartilha com ele conhecimentos e experiência. Ambos usam palavras, gestos, objetos e movimentos como meio para trocar suas percepções e intenções. O barro da terra se transforma em uma nova realidade. Ao mesmo tempo, o pai e ofilho se modificam:
o velho torna-se, mais que pai, mestre; e o filho converte-se em artesão.
( O ator e a platéia se comunicam: o ator diz suas palavras, faz seus gestos, caminha, pula, se ajoelha. A platéia, embora não fale com palavras, o faz com seu silêncio, suas lágrimas, seus aplausos. O ator e o público se transformam: o ator sente-se mais seguro, mais bem compreendido, até maisquerido. O público volta à rotina de sua própria vida com novas percepções, novas perguntas, às vezes mais calmo, às vezes mais angustiado. A realidade social recebe o impacto do teatro:
ela reflete sobre si mesma através do drama e da comédia representados no palco.
( O locutor de rádio se comunica com o seu público. Para manter a atenção de seus ouvintes enquanto transmite osacontecimentos do dia, ele usa, além de suas palavras, música e efeitos de som. Um complexo mecanismo tecnológico - a emissora - leva suas palavras até milhões de receptores, de tal modo que as recebam simultaneamente. Embora os ouvintes não tenham condiç5es para dialogar com o locutor, como dialogam o artesão e seu filho, tanto o locutor como os ouvintes se transformam, mesmo que imperceptivelmente. E arealidade também se transforma por efeito da difusão das notícias.
Quais, então, são os elementos comuns aos três atos de comunicação?
( Primeiramente, nos três casos temos uma realidade na qual a comunicação se realiza. As pessoas não se comunicam num vazio, mas dentro de um ambiente, como parte de uma situação, como momento de uma história. O artesão e seu filho conversam em Petrolina, no...
tracking img