Stonehenge

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 16 (3920 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 2 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
STONEHENGE

Faculdade Anhanguera
Santa Bárbara D’Oeste
2012

“(...) É improvável... que compreendamos a arte do passado se desconhecermos os propósitos que ela tinha de cumprir. Quanto mais recuamos na história, mais definidas, mas também mais estranhas, são as finalidades que se crê serem cumpridas pela arte.”

GOMBRICH, E.H, A História da Arte, ed. Público, Lisboa, 2005, p. 39. ApudALMEIDA, Tiago Miguel dos Santos. STONEHENGE. Disponível em: <http://server.menosketiago.com/FBAUL/fbaul_stonehenge.pdf> Acesso em: 28 Fev. 2012

1 O MONUMENTO HISTÓRICO E A HISTÓRIA

Não há nenhuma outra construção no mundo todo que se assemelhe ao Stonehenge, situado na planície de Salisbury, no sul da Inglaterra e à 100 km da cidade de Londres, e que faz parte de um grande sítioarqueológico.
“Stonehenge” vem do inglês arcaico "stan" (pedra) e "hencg" (eixo); os saxões chamavam o grupo de pedras eretas de "Hanging Stones" (pedras suspensas), e alguns escritores medievais usava termos como "Dança de Gigantes" para denominá-las.

“(...) a palavra Stonehenge vem do inglês arcaico “stan” (pedra) e “hencg” (eixo) ou “hen(c)en” (pendurar, pendurado, forca). Ou seja,entende-se que o seu nome terá vindo da ideia de pedras organizadas em volta de um eixo ou do facto de haver pedras suspensas umas nas outras.”

STONEHENGE, MONUMENTO MEGALÍTICO – EXCURSÕES LONDRES, VIAJAR INGLATERRA. Disponível em: <http://www.fotoviajar.com/inglaterra/stonehenge-monumento-megalitico-excursoes-londres> Acesso em: 28 Fev. 2012

Umas das mais importantes construções do mundopré-histórico e considerado Patrimônio Histórico da Humanidade pela UNESCO, o Stonehenge é uma formação megalítica de grandes pedras que formam um monumento que intriga os arqueólogos e pesquisadores pelo mistério que o envolve.

1.1 Teorias E Lendas

Pouquíssimo se sabe a respeito dos motivos que levaram à sua construção, que teve início há 5300 anos (datado a partir de testes de Carbono-14), etudo o que se expõe hoje são apenas teorias, algumas com base apenas em crenças, e outras com alguma base científica. Porém, nenhuma delas oferece certeza absoluta quanto ao real motivo ou modo de construção do Stonehenge.
As suposições são variadas. O local poderia ter servido como um local para rituais Druidas, para homenagens ao sol, ou portal para seres de outros planetas. Algumas teorias,vindas da idade média, diziam que o monumento poderia ter sido construído por gigantes, e outras dizem que o próprio Merlin, através de suas artes mágicas, teria sido o responsável pela “obra”.
A teoria mais bem aceita na atualidade pelos estudiosos, porém, é a de que o círculo de pedras tenha servido como um inteligente observatório astronômico, como um grande computador que serviria paraprever o local exato do nascimento do Sol e da Lua no Solstício e no Equinócio, e prever eclipses (segundo o astônomo Sir Fred Hoyle), tudo fruto de muitos anos de observações e estudos matemáticos.

1.2 Etapas da Construção

Hoje, após estudos, já se pode chegar a algumas conclusões a cerca da forma como foi construído o Stonehenge. Essa construção supõe-se poder ser dividida em três fases, cadauma complementando da outra.

1.2.1 Primeira Fase

Iniciada por volta do ano 2300 A.C., utilizando-se de uma espécie de “compasso gigante”, com uma estaca central e uma grande corda, foi traçado um grande círculo, de cerca de 86 metros de diâmetro. Usando apenas utensílios de madeira, pedra ou osso, foi escavado uma vala, e o calcário, presente abaixo daquela terra, foi depositado aos seusarredores formando elevações.
Fora do círculo, foi colocado um bloco de arenito maciço, que hoje é chamada de heel stone, que é a pedra calcanhar. Essa pedra tem aproximadamente 5 metros de altura e 35 toneladas. Essa pedra é inclinada, e é projetada de forma que o sol nascente do solstício recaia exatamente sobre ela.
Há na parte interna do circulo 56 buracos, os Aubrey Holes, e neles foram...
tracking img