Stonehenge

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (423 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 30 de maio de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Stonehenge  (do inglês arcaico "stan" = pedra, e "hencg" = eixo) é um monumento megalítico da Idade do Bronze (Europa: de 1800-1600 a.C. – final: 1300-700 a.C.), localizado na planície de Salisbury,no condado de Wiltshire, no Sul da Inglaterra.

As teorias actuais a respeito da finalidade do Stonehenge sugerem o seu uso simultâneo para observações astronómicas e funções religiosas e/oumágicas.

É uma estrutura formada por círculos concêntricos de pedras que chegam a ter cinco metros de altura e a pesar quase cinquenta toneladas, onde se identificam três distintos períodos construtivos:* Período I  (c.  3100 a.C.): o monumento era uma simples vala circular com 97,54 metros de diâmetro, dispondo de uma única entrada. Cinquenta e seis furos externos ao seu perímetro continhamrestos humanos cremados. O círculo estava alinhado com o pôr do Sol do último dia do Inverno, e com as fases da Lua.

* Período II  (c.  2150 a.C.): deu-se a recolocação do santuário de madeira, aconstrução de dois círculos de pedras azuis, o alargamento da entrada, a construção de uma avenida de entrada marcada por valas paralelas alinhadas com o Sol nascente do primeiro dia do Verão, e aelevação do círculo externo.

* Período III  (c.  2075 a.C.): as pedras azuis foram derrubadas e pedras de grandes dimensões (megalíticos) foram erguidas. Entre 1500 a.C. e 1100 a.C., aproximadamentesessenta das pedras azuis foram restauradas e erguidas num círculo interno, com outras dezanove, colocadas em forma de ferradura, também dentro do círculo.

Denominado pelos Saxões de "hangingstones" (pedras suspensas) e referido em escritos medievais como "dança dos gigantes", existem diversas lendas e mitos acerca da sua construção, creditada a diversos povos da Antiguidade.
Durante décadasnão foram formuladas explicações plausíveis para a função dos círculos, além das suposições de que se destinavam a rituais e sacrifícios.

Um grupo de arqueólogos que trabalha nas escavações...
tracking img