Sondagem nasoenteral

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1044 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 2 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
CENTRO UNIVERSITÁRIO ANHANGUERA DE CAMPO GRANDE
CURSO DE ENFERMAGEM


EVELLYN FERNANDA G. MENDES
JULIANE ABREGOS FERREIRA
MÔNICA REGINA DE SOUZA
THAIS SAAB F. DE ALMEIDA
WENDE KAUANY F. DA SILVA









ASSUNTO DO POSTER
SONDAGEM NASOENTÉRICA











CAMPO GRANDE
2012
EVELLYN FERNANDA G. MENDES
JULIANE ABREGOS FERREIRA
MÔNICA REGINA DE SOUZA
THAIS SAAB F.DE ALMEIDA
WENDE KAUANY F. DA SILVA



ASSUNTO DO POSTER
SONDAGEM NASOENTÉRICA




Trabalho apresentado à disciplina de processo de cuidar II, 3º semestre, como requisito para obtenção de nota no curso de Enfermagem do Centro Universitário Anhanguera de Campo Grande.Prof. Glaucia Rebeca.





CAMPO GRANDE
2012


INTRODUÇÃO

Este trabalho é resultado de um conjunto de informações que foram construídas por etapas e será abordado através do mesmo, a importância, os benefícios e riscos, modos de utilização e outras finalidades da Sonda Nasoenteral.
Sabe se que essa sondagem nasoenteral consiste na introdução de um tubo fino, macio e flexível atravésda cavidade nasal ou oral até o estômago ou intestino delgado que tem finalidade de permitir uma alimentação controlada para pacientes que são incapazes de garantir a ingestão calórica proteica necessária que o corpo precisa para sustentação da vida e é também usada para administração de medicamentos. Esses pacientes por sua vez correm rico de adoecer facilmente e ter várias complicações vindouraspois tem uma grande carência de nutrição por isso precisam ser alimentados por esta sonda.
Vamos agora saber um pouco mais sobre tais procedimentos que esta tecnologia nos garante fazendo o transporte de nutrição com alimentos para o organismo sem que haja muito esforço do paciente.












OBJETIVO:
Queremos enfatizar a importância do manuseio correto da sonda nasoentérica,pois o procedimento é usado na maioria dos pacientes sem condições de se alimentar normalmente. Sendo umas das formas mais acessíveis e usadas em hospitais ou em domicílio sob orientação médica, pois sua introdução é menos complicada. Geralmente esta tarefa cabe aos enfermeiros ou médicos endoscopistas fazerem.
Vamos observar quais as maneiras corretas do uso da sonda nasoenteral, a remoção, oscuidados que profissionais devem te em cada passo que for executado, tudo para o conforto e bem estar do paciente.
























DESENVOLVIMENTO

Importância da alimentação por Sonda Enteral;
Todos sabem que a finalidade da alimentação é satisfazer as necessidades nutricionais do corpo, evitando que a carência de nutrientes possa gerar desequilíbrio noorganismo e gerar sintomas e ocasionar doenças. Nosso metabolismo precisa diariamente de água, vitaminas, minerais, gorduras, proteínas, carboidratos e fibras para então poder ter crescimento e desenvolvimento saudável.
Quebrar esse recorde de alimentação no organismo não é tão difícil quando se pode ingeri-los normalmente só que mudado nosso quadro, temos pessoa que não podem consumir essesnutrientes tão facilmente como a maioria e aí está a importância do uso da sonda mesentérica, pois facilita a passagem desses nutrientes sem que o paciente faça força de mastigar, pois geralmente está impossibilitado de fazer esta tarefa.
Segundo as enfermeiras Érica Maria Diniz Leite e Kátia Regina Barros Ribeiro do Hospital Universitário Onofre Lopes ( UFRN ), as sondas enterais possuem um fio metálicoque facilita sua inserção. Seu material radiopaco permite verificar sua posição através da radiografia tóraco-abdominal. Sua ponta pode ter um peso de material inerte, como tungstênio, para facilitar sua passagem pelo piloro e sua colocação na alça jejunal.

Exemplos de casos onde há necessidade de usar sonda:

1. Presença de tumor na boca ou na garganta.
2. Cirurgias na boca e na...
tracking img