Staphylococcus aureus: visitando uma cepa de importância hospitalar

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (414 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
a) Descreva a identificação e caracterização do Staphylococcus aureus:

Identificação: as cepas de S. aureus crescem em meios comuns, caldo ou ágar simples, placas de ágar sangue, ágar manitol-sal.Características: apresentam-se em cocos gram positivos, produtoras de catalase, imóveis, não-esporulados

b) Descreva as possíveis fontes de infecção e a sua patogenia.

O S. aureus éencontrado nas fossas nasais ou na pele podendo a partir desses sítios alcançar outra regiões da pele e das mucosas.
Com as narinas colonizadas, o individuo contamina as próprias mãos e passa a ser veiculo detransferência da bactéria no mecanismo de infecções por contato. Assim, principalmente em hospitais, o hospedeiro assintomático pode ser um paciente, um visitante, ou mesmo um profissional da saúde.Seu mecanismo de invasão se dá à aderência na pele ou mucosa, em seguida, o rompimento da barreiras do epitélio .

c) Descreva como ocorre a resistência do Staphylococcus aureus aos antibióticos.A resistência aos antibióticos ocorre por mutações em seus genes, gerando uma alteração no sitio de ação do antibiótico, e também por aquisição de genes de resistência que freqüentemente envolve ainativação ou a destruição da droga.

d) Descreva as possíveis medidas profiláticas para diminuir as infecções hospitalares por Staphylococcus aureus:

Devem-se adotar medidas que levem aredução do risco de desenvolvimento das cepas resistentes aliando um tratamento criterioso com a orientação no sentido em que os pacientes cumpram a posologia da droga e o tempo do tratamentoestabelecido na sua totalidade, e também autoridades responsáveis pelo controle da saúde publica devem assumir medidas que ofereçam condições sanitárias apropriadas e nos investimentos em pesquisas cientificasque visem a descoberta de novos e mais eficientes antibióticos, quimioterápicos e vacinas.


2ª QUESTÃO: Pesquise e descreva o mecanismo de ação dos antibacterianos, dando exemplos:

a)...
tracking img