Stakeholder x shareholder

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (699 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de fevereiro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Stakeholder (em português, parte interessada[1] ou interveniente), é um termo usado em diversas áreas como administração e arquitetura de software referente às partes interessadas que devem estar deacordo com as práticas de governança corporativa executadas pela empresa.
O termo foi usado pela primeira vez[2] pelo filósofo Robert Edward Freeman[3]. Segundo ele[4], os stakeholders são elementosessenciais ao planejamento estratégico de negócios.
De maneira mais ampla, compreende todos os envolvidos em um processo, que pode ser de caráter temporário (como um projeto) ou duradouro (como onegócio de uma empresa ou a missão de uma organização )[5].
O sucesso de qualquer empreendimento depende da participação de suas partes interessadas e por isso é necessário assegurar que suasexpectativas e necessidades sejam conhecidas e consideradas pelos gestores. De modo geral, essas expectativas envolvem satisfação de necessidades, compensação financeira e comportamento ético. Cada intervenienteou grupo de intervenientes representa um determinado tipo de interesse no processo. O envolvimento de todos os intervenientes não maximiza obrigatoriamente o processo, mas permite achar um equilíbriode forças e minimizar riscos e impactos negativos na execução desse processo.
Uma organização que pretende ter uma existência estável e duradoura deve atender simultaneamente as necessidades detodas as suas partes interessadas. Para fazer isso ela precisa "gerar valor", isto é, a aplicação dos recursos usados deve gerar um benefício maior do que seu custo total.
O termo “Shareholders”significa acionistas, é um termo utilizado para designar todos aqueles que possuem parte da empresa ou da organização, é um assunto bastante direto, pois falou de shareholders já se sabe que são osacionistas. Já o termo “Stakeholders” significa “parte interessada” e é um tema pouco mais amplo que os Shareholders, foi utilizado pela primeira pelo americano R. Edward Freeman, no livro “Gerência...
tracking img