Implamentação de pesquisa sobre BSC

5048 palavras 21 páginas
TRABALHO 2 DISCIPLINA Métodos de Pesquisa I
PROPFESSORA: Cristina Marreiros
Aluno: Carlos Ibrahin - d11366

A Importância do Balanced Scorecard no Planeamento Estratégico - Pesquisa de Medição de Desempenho Organizacional Balanced Scorecard: Sob a Perspectiva dos Stakeholders

1-Resumo
Avaliar o desempenho organizacional vem sendo um dos grandes paradigmas para as organizações. Em referência a este paradigma, está em evidência na literatura e no âmbito empresarial o já consolidado modelo de medição de desempenho organizacional Balanced Scorecard (BSC), cuja origem data do ano de 1992.
Neste sentido, esta pesquisa, de abordagem qualitativa e de natureza exploratória, analisa em seu referencial teórico o conceito de stakeholders, bem como sua importância, e também o BSC com foco na sua estrutura.
O objetivo desta pesquisa é de identificar as contribuições do modelo de medição de desempenho organizacional BSC sob a perspectiva dos stakeholders.
Para alcançar este objetivo foi elaborado um roteiro estruturado de entrevistas, com base na definição das dimensões e variáveis da pesquisa, que será aplicado com quatro tipos de profissionais cujas atuações se relacionam com a estratégia organizacional, nos âmbitos acadêmico e empresarial.
Após a aplicação das entrevistas, que serão gravadas e posteriormente transcritas, será realizada a análise de conteúdo, do tipo avaliação, sobre as transcrições. Paralelamente, será feito uma análise da estrutura do modelo BSC, com o objetivo de enriquecer as contribuições da pesquisa, principalmente em função do modelo BSC, além de complementar as análises das percepções dos entrevistados, sob a luz do referencial teórico.
Os resultados esperados desta pesquisa podem apontar contribuições interessantes do modelo BSC. Curiosamente, os principais benefícios a serem identificados podem contrapor as próprias críticas ao BSC, que em grande parte podem se tornar questionáveis através da percepção dos entrevistados, conforme

Relacionados