Contabilidae

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1898 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 28 de abril de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
TRABALHO

DA

DISCIPLINA
PROCESSOS
DEMONSTRATIVOS

Pólo: Bela Vista – MS
Curso: Administração
Disciplina: Processos Administrativos.
Semestre: 3º
Acadêmicos: Albeir Vieira e José Geraldo Centurião Ferreira.

RA(S): 194485 e 225555
Data de Entrega: 26/04/2011

QUESTÃO 1

O planejamento estratégico tem uma função decisiva para o funcionamento da organização. Para detalharesse planejamento, explique as três atividades essenciais para a elaboração do planejamento estratégico.

RESPOSTA:

Três aspectos principais:
1. Valor percebido: permitem benefícios sensíveis aos clientes. São os
Elementos que agregam valor ao produto e que fazem o cliente estar
Disposto a pagar por eles.
2. Diferenciação dos concorrentes: são os elementos que diferenciam a
Organizaçãode seus concorrentes como habilidades, recursos únicos da
Organização, sua marca, tradição, curva de aprendizado, etc.
3. Capacidade de expansão: são aquelas que abrem as portas da organização
para novos segmentos, viabilizam a emergência de novos produtos e
Serviços.

QUESTÃO 2

Uma das etapas do planejamento estratégico é a análise organizacional externa. Explique esta etapa,levando em consideração as cinco forças competitivas de Porter.

RESPOSTA:

A análise organizacional externa, ou análise da envolvente externa consiste numa avaliação das diversas variáveis da envolvente da organização de forma a avaliar a atratividade do setor e de forma a fornecer pistas para a formulação dos objetivos organizacionais e para ajudar na escolha das estratégias a seguir.Para essa análise foram desenvolvidos diversos modelos que procuram sintetizar os aspectos mais importantes a ter em conta e efetuar uma avaliação/caracterização do setor ou dos mercados onde a organização atua. Destacamos o modelo das 5 forças, desenvolvido por Michael Porter, este procura avaliar a atratividade de determinado setor ou mercado. Segundo este modelo, a atratividade de umsetor é medida pela ameaça de entrada de novos concorrentes, pelo poder negocial dos fornecedores, pelo poder negocial dos clientes, pela pressão de produtos substitutos e pela rivalidade existente no sector. É o conjunto destas forças que determina o potencial de lucro final no sector, que é definido pelo retorno a longo-prazo sobre o capital investido.

QUESTÃO 3

Explique todas as etapas de umprocesso estratégico.

RESPOSTA:

O Planejamento Estratégico significa o ponto de partida na administração estratégica das organizações, independentemente de seus tamanhos e tipos. Esse planejamento tem como propósito adotar medidas decisivas e resultados na condução de atitudes pró-ativas na gestão das organizações. Planejamento estratégico torna-se fundamental na medida em quefavorece a discussão da missão, dos objetivos, das políticas, das estratégias, das diretrizes e dos mecanismos de controle e avaliação. Na seqüência, eis um detalhamento de tais etapas:
1ª etapa – Definição do Negócio da Organização: Refere-se aos limites físicos e psicológicos na sua atuação, no sentido de influenciar e ser influenciada pelo ambiente.
Três perguntas são fundamentais para adefinição do Negócio da organização: Qual é o negócio? Qual será o negócio (se nenhum esforço de mudança for feito)? Qual deveria ser o negócio? As respostas vão depender de respostas a outras perguntas: Quem é seu cliente? Quem será o seu cliente? Quem deveria ser o seu cliente? Que abrangência precisa ter o seu negócio? Onde está seu cliente? Onde estará seu cliente? O que compra seu cliente? Oque comprará seu cliente?
2ª etapa – Definição da Missão da Organização: É a expressão da razão da sua existência. São diversas as maneiras para se definir a Missão, porém existem alguns pontos comuns que devem ser sempre considerados: segmentos-alvo, tecnologia, escopo-geográfico, benefícios demandados X benefícios oferecidos e crenças e valores dos dirigentes.
É necessário que a Missão...
tracking img