Sr produtos e niveis de coleta de dados espectrais

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2385 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
SUMARIO

1. NTRODUÇÃO............................................................................................................02
2. SENSORIAMENTO REMOTO .................................................................................03
3. PRODUTOS ...............................................................................................................06
3.1. SISTEMA FOTOGRAFICO.......................................................................06
3.2. SISTEMA NÃO FOTOGRAFICO ..............................................................06
3.3. RADIOMETROS NÃO IMAGEADORES .................................................06
3.4.RADIOMETROS IMAGEADORES ...........................................................07
3.4.1.RESOLUÇÃO ESPECTRAL........................................................08
3.4.2.RESOLUÇÃO ESPACIAL ............................................................08
3.4.3.RESOLUÇÃO TEMPORAL .........................................................08
3.4.4.RESOLUÇÃO RADIOMETRICA ................................................09
4. NIVEIS DE COLETA DE DADOS ESPECTRAIS ..................................................10
5. CONCLUSAO............................................................................................................11
6. REFERENCIAS BIBLIOGRAFICAS .......................................................................12

01. INTRODUÇÃO

A definição clássica do termo sensoriamento remoto (SR) refere-se a um conjunto de técnicas destinado ‘a obtenção de informação sobre alvos, sem que haja contato físicocom o mesmo.

As fotografias aéreas foram o primeiro produto de sensoriamento remoto a ser utilizado, tanto é assim, que a fotogrametria e a fotointerpretação são termos muito anteriores ao termo sensoriamento remoto propriamente dito.

O sensoriamento remoto (SR) divide-se em 3 níveis de coleta de dados: Terrestre, Sub-orbital e Orbital.

Os produtos adquiridos dos sensores remotos possuemdiversas finalidades e dependendo das mesmas são divididos em Fotográfico e Não Fotográfico, sendo que os Não Fotográfico são subdivididos em resoluções: Espectral, Espacial, Temporal e Radiometrica.

02. SENSORIAMENTO REMOTO

O inicio do sensoriamento remoto é diretamente ligado ao desenvolvimento da fotografia e à pesquisa espacial. Fotografias feitas de balões foram as primeiras formas desensoriamento remoto, tanto que a fotogrametria e a fotointerpretação são usadas antes mesmo de existir a expressão sensoriamento remoto.

1839 - A primeira fotografia de que se tem notícia foi obtida por Daguerre e Niepce em 1839 e já em 1840 o seu uso estava sendo recomendado para levantamentos topográficos. O desenvolvimento nesta direção foi tão rápido, que já em 1858 o Corpo de Engenharia daFrança estava utilizando fotografias tomadas a partir de balões para o mapeamento topográfico de amplas áreas do território francês.

1909 - Com a invenção das aeronaves, simultaneamente ao desenvolvimento das câmaras fotográficas, filmes, etc. Trouxe um grande avanço às aplicações das fotografias para o levantamento de recursos naturais, permitindo a obtenção de dados sob condições controladase com a cobertura de áreas mais extensas. As primeiras fotografias aéreas foram tomadas em 1909 pelos irmãos Wright sobre o território italiano.

1930 - As fotografias aéreas coloridas surgiram a partir de 1930. Neste mesmo período já existiam estudos para a produção de filmes sensíveis à radiação infravermelha. Com o início da 2a Guerra Mundial começaram estudos sobre o processo de interaçãoda radiação nessa faixa do espectro com os objetos com a finalidade de utilizar filmes infravermelhos para a detecção de camuflagem.

1956 - Em 1956 foram iniciadas as primeiras aplicações sistemáticas de fotografias aéreas como fonte de informação para o mapeamento de formações vegetais nos Estados Unidos da América. No Brasil datam de 1958 as primeiras fotografias aéreas na escala 1:25 000...
tracking img