Sensor aster

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 13 (3156 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1. INTRODUÇÃO

Em meados dos anos 1950, o desejo de aprender mais sobre o espaço levou ao desenvolvimento de satélites. Um satélite é um objeto feito pelo homem e colocado em órbita em torno de um corpo maior. Cientistas, astrônomos e muitos outros estavam ansiosos para aprender sobre um novo ambiente, o espaço, esperançados ainda nos avanços das comunicações, meteorologia e vôos espaciaistripulados que resultariam dessas descobertas (ENSICLOPEDIA SATELITES, 2011).
É notável como a importância dos satélites vem aumentando dia a dia. As notícias sobre o que ocorre no mundo, às ligações telefônicas, a internet e as imagens usadas na previsão do tempo e no monitoramento dos ambientes terrestres são alguns exemplos dos benefícios que podem ser obtidos pela utilização de um satélite(FLORENZANO, 2008).
Atualmente estão em órbita, além dos satélites do Sistema de Posicionamento Global, satélites de comunicações, satélites científicos, satélites militares e uma grande quantidade de lixo espacial, ou seja, não se deve se referir à satélites apenas como um meio de transporte de dados ou apenas um meio de mapear ou espionar o sistema terrestre ( CORREA, 2010).
Entre os satélitesusados nas Geociências temos o satélite TERRA, onde, a plataforma orbital Terra foi lançada em 18 de dezembro de 1999 a bordo do veículo lançador Atlas II AS, como parte do programa da NASA denominado Earth Observing System (EOS). Trata-se de uma missão multinacional que envolve parcerias com as agências aeroespaciais do Canadá e do Japão. O principal objetivo da missão é contribuir para pesquisassobre a dinâmica atmosférica global e suas interações com a superfície terrestre e oceano. Nessas três esferas, a plataforma Terra contribui para pesquisas sobre:
a) atmosfera: fluxo de energia radioativa, composição da troposfera, aerossóis, temperatura e a umidade, nebulosidade;
b) superfície terrestre: mudanças na cobertura e no uso das terras, dinâmica das vegetações, dinâmica daagricultura, temperatura da superfície, ocorrência de queimadas e eventos vulcânicos;
c) oceanos: temperatura da superfície, o fitoplânton e a matéria orgânica dissolvida. Nas regiões polares o satélite obtém informações sobre as mudanças na cobertura de gelo da Terra, o gelo do mar e a cobertura da neve.
Os dados do satélite começaram a ser coletados em fevereiro de 2000. A bordo dosatélite TERRA estão os sensores MODIS, ASTER, CERES, MISR e MOPITT.
Atualmente, a obtenção de Modelos Digitais de Elevação (MDE) tem sido facilitada pela disponibilidade de novos métodos e tecnologias (estereoscopia de imagens orbitais, interferometria SAR e perfilamento a laser). Dentre os esforços recentes para o inventário topográfico do planeta Terra, o sistema sensor óptico ASTER (AdvancedSpaceborne Thermal Emission and Reflection Radiometer), a bordo do satélite Terra, destaca-se pela qualidade geométrica dos seus MDE, por integrar dados altimétricos e multiespectrais e também por oferecer imagens de baixo custo. Esse sistema sensor cobre o espectro do visível ao infravermelho termal através de 14 bandas, distribuídas nos subsistemas VNIR (Visible and Near-InfraRed), SWIR (Short WaveInfraRed) e TIR (Thermal InfraRed). Os MDEs são obtidos do par estereoscópico de imagens do infravermelho próximo, geradas no subsistema VNIR (ABRAMS et al., 1999).

2. DESENVOLVIMENTO
3.1 Especificação Técnica

O sensor ASTER foi lançado em dezembro de 1999 a bordo do satélite Terra como parte do projeto de observação da Terra (Earth Observing System - EOS). Este sensor possui 14bandas entre 0,4m e 12m,, distribuídas em 3 subsistemas: VNIR, SWIR e TIR. O satélite Terra possui órbita Sol-síncrono, uma altitude nominal de 705 km, com um ciclo de repetição de 16 dias e cruza o Equador aproximadamente às 10h30min, hora local. O ASTER tem uma faixa de imageamento de 60 km (ABRAMS et al., 2007).
Os produtos ASTER podem ser obtidos com diferentes níveis de processamento....
tracking img