Sensoriamento remoto

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1937 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ
NUCLEO DE MEIO AMBIENTE
ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO AMBIENTAL


Lista de Exercícios 1


Adriano Venturieri

1) Descreva 02 sistemas sensores de SR e seus modos de fornecimento de informação.
#Sensores imageadores – fornecem imagens das superfícies observadas, tais como as câmaras fotográficas, satélites artificiais. Fornecem informações sobre a variaçãoespacial da resposta espectral da superfície observada.

#Sensores Não imageadores – os dados coletados são registrados sempre na forma de gráficos e tabelas, como no caso dos radiômetros.
São essenciais para a aquisição de informações minuciosas sobre o comportamento espectral dos objetos da superfície terrestre.

2) Por que o caráter multitemporal do SR é importante? Explique e de exemplos.
Ocaráter multitemporal é importante em virtude da possibilidade de comparar dados obtidos em diferentes períodos, verificando as mudanças ocorridas na área observada.
Através da combinação sincronizada da velocidade do satélite com a rotação da Terra é possível recobrir todo planeta após certo número de dias. Cada passagem do satélite é chamada de órbita.

3)Quais as regiões do espectroeletromagnético? Quais as mais indicadas para seu trabalho? Por quê?
Ondas de rádio; microondas; infravermelho; visível; ultravioleta; Raios X; Raio Gama.

4)Descreva o processo de aquisição de imagens de SR.
Os dados de sensoriamento remoto podem ser coletados em diferentes níveis:
terrestre;
aéreo;
orbital.
Em função dos níveis de coleta, são utilizados diferentes sensores e obtidosdiferentes dados. A figura 1 dá um exemplo dos níveis de coleta de dados em sensoriamento remoto.



Figura 1 - Diferentes níveis de coleta de dados em sensoriamento remoto: terrestre (a poucos metros da superfície), aéreo (aeronave) e orbital (satélite).
Dependendo do nível de coleta os dados apresentam diferentes resoluções espaciais e temporais, assim dados coletados de satélites podemser utilizados para:
estudos continentais, tais como mapeamento e monitoramento de massas d’água oceânicas ou de toda a extensão territorial do país, utilizando-se os dados do satélite NOAA-AVHRR (Figura 2)



Figura 2 – Mosaico de Imagens NOAA-AVHRR da América do Sul
estudos regionais, tais como mapeamento de uma região inteira ou da área de um estado, utilizando imagens dosensor do sensor WFI do satélite CBERS;
estudos regionais/locais, utilizando-se por exemplo dados do sensor TM pancromática do satélite LANDSAT 7, imagens do satélite SPOT ou do sensor CCD do CBERS para planejamento urbano-regional, estudos de áreas agrícolas em média escala ou em escala mais local;
estudos em detalhe, de áreas urbanas em escala local, que permite distinguir um quarteirão,utilizando-se imagens do satélite IKONOS (Figura 3)



Figura 3 – Imagens de Foz do Iguaçu – sensor WFI do satélite CBERS (escala regional), sensor TM do satélite LANDSAT (escala regional/local) e imagem do satélite IKONOS escala de detalhe), respectivamente

Tipos de sensores utilizados para obtenção de imagem

Senrores Fotográficos - são sensores imageadores passivos operados a partirde aeronaves e espaçonaves que tem permitido a obtenção de imagens da superfície terrestre com resolução espacial raramente igualada por outros tipos de sensores.
Sensores de microondas (radar) – São sensores imageadores ativos, sendo que o termo “radar” corresponde a uma sigla proveniente de Radio Detention and Ranging. O princípio básico da operação de um radar é a missão de um sinal que sendorefletido por um objeto distante, retorna ao sensor onde é processado para a extração do tempo decorrido entre a emissão e a recepção do mesmo. O sinal emitido pelos radares se propagam à velocidade da luz, sendo os pulsos, na maioria dos radares, emitidos a freqüências bastantes altas, da ordem de 3 GHz, e duração aproximada de 10s.
Entre as vantagens intrísecas ao radar citam-se a capacidade...
tracking img