Sql para olap

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 17 (4195 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
DISCIPLINA: SQL AVANÇADO


SQL PARA OLAP:

























Conclusão



OLAP (On-Line Analytical Processing) representa um conjunto de tecnologias projetadas para suportar análise e consultas ad hoc. Sistemas OLAP ajudam analistas e executivos a sintetizarem informações sobre a empresa, através de comparações, visões personalizadas, análise históricae projeção de dados em vários cenários. Sistemas OLAP são implementados para ambientes multiusuário, arquitetura cliente-servidor e oferecem respostas rápidas e consistentes às consultas iterativas executadas pelos analistas, independente do tamanho e complexidade do banco de dados.


A característica principal dos sistemas OLAP é permitir uma visão conceitual multidimensional dos dadosde uma empresa. A visão multidimensional é muito mais útil para os analistas do que a tradicional visão tabular utilizada nos sistemas de processamento de transação. Ela é mais natural, fácil e intuitiva, permitindo a visão em diferentes perspectivas dos negócios da empresa e desta maneira tornando o analista um explorador da informação.


Já no SQL Avançado é a linguagem padrão utilizadapara interagir com os principais bancos de dados existentes no mercado, disponibilizando, para isso, instruções de criação e gerenciamento de estruturas, inclusão, alteração, exclusão e consulta de dados. Para desenvolver um software ou qualquer tipo de aplicação que interaja com dados hoje em dia, é necessário conhecer a linguagem SQL e os conceitos relacionados a bancos de dados, independente dautilização do SQL Server, Oracle, MySQL, PostgreSQL, Firebird ou outro banco de dados relacional qualquer.










SQL para OLAP 1
Overview de OLAP 1
Os Fundamentos de Sistemas Analíticos 1
OLTP VS OLAP 2
Arquiteturas OLAP 3
Arquitetura: 3
Termos do Olap 4
Tipos de Arquitetura 4
ROLAP - OLAP Relacional 5
ROLAP - OLAP Relacional 5
ROLAP - OLAP Relacional5
ROLAP - OLAP Relacional 6
MOLAP - OLAP multidimensional 6
MOLAP OLAP multidimensional 6
MOLAP OLAP multidimensional 7
HOLAP OLAP híbrido 7
DOLAP - Desktop OLAP 7
WOLAP - Web OLAP 7
SOLAP – Spatial Olap 8
SOLAP – Spatial Olap 8
Consultas em OLAP 8
Consultas em OLAP 9
Utilização: 9
Na prática: 9
Funções SQL OLAP 11
Data Warehouse: 12
Temos 12 Regraspara Aplicações OLAP: 12
Gartner Group acrescentou mais nove regras: 12
Contexto do OLAP e DW 13
Perspectivas do DW 13
Perspectivas do DW 14
Oracle OLAP 14
SQL AVANÇADO 15
Função Union 15
A sintaxe será a seguinte: 16
Union All 17
Função Intersect 18
A sintaxe será a seguinte: 18
Função Minus 19
Função Subquery: 20
Função Exists: 22
Função Case 23Função Null 24
Função ISNULL 25
SQL Server 25
A seguinte instrução SQL, 26
MYSQL 26
Função IFNULL 26
Função NVL 26
Função COALESCE 27
Função NULLIF 28
Bibliografia: 29

SQL para OLAP




Uma linguagem multidimensional de alto desempenho para ferramentas de Business Inteligência (BI). Utilizada por grandes empresas de BI (Microsoft AnalysisService Analytical Server).



Overview de OLAP



OLAP é um software cuja tecnologia de construção permite aos analistas de negócios, gerentes e executivos analisar e visualizar dados corporativos de forma rápida, consistente e principalmente interativa.


A funcionalidade OLAP é inicialmente caracterizada pela análise dinâmica e multidimensional dos dados consolidados de uma organização permitindo que asatividades do usuário final sejam tanto analíticas quanto navegacionais.

As ferramentas OLAP (Online Analytical Processing) são geralmente desenvolvidas para trabalhar com banco de dados desnormalizados. Essas ferramentas são capazes de navegar pelos dados de uma Data Warehouse, possuindo uma estrutura adequada tanto para a realização de pesquisas como para a apresentação de informações....
tracking img