Ponto de vista

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 12 (2786 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Centro Universitário Jorge Amado
Aluno (a): Carla Lorena
Curso: Direito A, 706
Turno: Matutino
Professor (a): Maria de Fátima
Disciplina: Sociologia

Último Segundo
ÚLTIMO SEGUNDO/ Educação
Brasil fica em penúltimo lugar em ranking global de qualidade de Educação
País ficou na frente apenas da Indonésia em levantamento que comparou desempenho de 40 nações ao redor do mundoBBC | 27/11/2012 10:20:00

O Brasil ficou em penúltimo lugar em um ranking global de educação que comparou 40 países levando em conta notas de testes e qualidade de professores, dentre outros fatores.

A pesquisa foi encomendada à consultoria britânica Economist Intelligence Unit (EIU), pela Pearson, empresa que fabrica sistemas de aprendizado e vende seus produtos a vários países. 

Em primeiro lugarestá a Finlândia, seguida da Coreia do Sul e de Hong Kong.
Os 40 países foram divididos em cinco grandes grupos de acordo com os resultados. Ao lado do Brasil, mais seis nações foram incluídas na lista dos piores sistemas de educação do mundo: Turquia, Argentina, Colômbia, Tailândia, México e Indonésia, país do sudeste asiático que figura na última posição. 

Referência:http://ultimosegundo.ig.com.br/educacao/2012-11-27/brasil-fica-em-penultimo-lugar-em-ranking-global-de-qualidade-de-educacao.html

JORNAL NACIONAL

Edição do dia 31/08/2012 20h32 -
Atualizado em 31/08/2012 20h32

3,7 milhões de crianças e jovens estão fora da escola, aponta UNICEF
Negros, indígenas, portadores de deficiência física e os que têm baixa renda são mais afetados. Gravidez na adolescência e a violênciainfluenciam resultado da pesquisa

Um estudo do UNICEF, o Fundo das Nações Unidas para a Infância, analisou por que, no Brasil, centenas de milhares de crianças e adolescentes não frequentam uma sala de aula.

3, 7 milhões de crianças e adolescentes, entre 4 e 17 anos, estão fora da escola. Negros, indígenas, portadores de deficiência física e os que têm baixa renda são os mais afetados. Agravidez na adolescência e a violência influenciam, mas há outros fatores.

Segundo a pesquisa, a dificuldade de acesso às escolas nas áreas rurais do Brasil é um dos motivos que podem levar ao abandono escolar. Embora seja mais comum no Norte e Nordeste, esta é uma realidade bem familiar para os alunos de Sobradinho, a 40 km de Brasília.

Para eles, a ponte é o limite. O ônibus escolar só chegaaté certo ponto. Daí em diante, é pé no chão e poeira no corpo. Alguns chegam a andar até 5 km todos os dias debaixo do sol forte do cerrado.

“As crianças ficam muito cansadas, não é?”, diz Matheus, de 6 anos.
“Caminho longo, com calor, sol e poeira dificulta para chegar à escola. Aí desanima, não vem”, fala o diretor da escola, Rafael de Paula.

O representante do UNICEF no Brasil, GaryStahl, diz que, apesar dos números, a situação é boa, mas tem que melhorar.

“É enxergar aquelas populações específicas e saber o porquê eles não estão incluídos nesses tremendos progressos que tem feito o Brasil nos últimos anos”, orienta.
O Ministério da Educação, Aloizio Mercadante, diz que a solução do problema passa pela alfabetização na idade certa.

“Se nós resolvermos esse problema naorigem, essas crianças vão ter as ferramentas para continuar estudando ao longo da escola. Se nós continuarmos não assegurando que elas aprendam a ler e escrever quando deveriam, em algum momento elas abandonam a escola”, aponta.

O governo do Distrito Federal informou que a ponte mencionada na reportagem estará consertada em até 60 dias.

Referência:http://g1.globo.com/jornal-nacional/noticia/2012/08/37-milhoes-de-criancas-e-jovens-estao-fora-da-escola-aponta-unicef.html

ALAGOASÚLTIMAHORA.COM.BR

Na fila do SUS, 170 mil brasileiros esperam por cirurgia
Postado em 23/05/2010 14:00

O número se refere às chamadas cirurgias eletivas (aquelas que podem ser agendadas, por não implicarem risco imediato à vida)

 Desde que despencou de um ônibus e fraturou o joelho direito, em...
tracking img