Ponto de vista

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1453 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
 
Até recentemente as empresas viam a questão da qualidade de seus produtos como responsabilidade do Setor de Qualidade. Havia a figura do inspetor de qualidade, cuja função era verificar se os produtos atendiam aos critérios definidos. 
Depois que o Japão implantou o conceito de Qualidade Total, ficou claro que a qualidade deveria ser responsabilidade de cada funcionário da empresa,independentemente de sua função ou de seu nível hierárquico. No Brasil a Qualidade Total chegou na década de 1990, trazida pelo Prof. Vicente Falconi. O inspetor de qualidade virou espécie em extinção. 
Na área ambiental acontece hoje nas empresas o que acontecia antes com a qualidade. A visão dominante em quase todas as empresas é a de que quem cuida do assunto é o Setor de Meio Ambiente. Há um entendimentode que gestão ambiental é uma questão de procedimentos, diretrizes e auditorias. Portanto, cabe ao Setor de Meio Ambiente definir e fiscalizar, nos mesmos moldes do trabalho dos Órgãos de Controle Ambiental (o chamado Processo Comando e Controle). Não é à toa que em muitas empresas o Setor de Meio Ambiente é chamado pelos funcionários de Ibama, Cetesb, etc. 
Esse é o principal equívoco dasempresas, razão maior pela qual o desempenho ambiental ainda é tão baixo. É preciso entender que, apesar de ser um assunto técnico, a gestão ambiental deve ser tratada como uma questão cultural da organização. Do mesmo modo que hoje se entende a Qualidade Total, a gestão ambiental deve ser compreendida e praticada por cada pessoa dentro da empresa. Cabe ao Setor de Meio Ambiente implantar e coordenaresse processo. 
Esse grande equívoco acaba produzindo as situações verificadas na maioria das empresas. Decisões importantes tomadas pelos setores de marketing, comercial ou de produção, por exemplo, vão completamente contra a Política Ambiental e o discurso da empresa. Aí, para evitar tais problemas, em vez de criar uma cultura de sustentabilidade na empresa, se cria o procedimento de fazer passartoda decisão pelo crivo do Setor de Meio Ambiente, o que acaba alimentando a ideia de que o meio ambiente só prejudica a agilidade e o desenvolvimento da empresa. 
Para superar esse imenso desafio as empresas precisam investir na capacitação das pessoas. Treinar apenas o pessoal do Setor de Meio Ambiente é insuficiente. O que vemos por aí são empresas com profissionais de meio ambiente altamentecapacitados e funcionários de outras áreas sem qualquer noção do que seja sustentabilidade e de como eles podem contribuir para a elevação do desempenho ambiental da empresa.
Conceituação
A palavra "sustentável" provém do latim sustentare  (sustentar; defender; favorecer, apoiar; conservar, cuidar). Sustentabilidade nos dicionários está definida como a habilidade, no sentido de capacidade, desustentar ou suportar uma ou mais condições, exibida por algo ou alguém.
É uma característica ou condição de um processo ou de um sistema que permite a sua permanência, em certo nível, por um determinado prazo.
Mesmo parecendo redundante, em tempos mais recentes esta palavra tornou-se conceito e princípio. O conceito de sustentabilidade começou a ser delineado na Conferência das Nações Unidas sobre oMeio Ambiente Humano (United Nations Conference on the Human Environment - UNCHE), realizada em  Estocolmo  em 1972, e cunhado pela norueguesa Gro Brundtland no Relatório "Nosso Futuro Comum" (1987). De acordo com essa definição, o uso sustentável dos recursos naturais deve "suprir as necessidades da geração presente sem afetar a possibilidade das gerações futuras de suprir as suas".
Mas afinal, oque é sustentabilidade?

Sustentabilidade é um conceito sistêmico, relacionado com a continuidade dos processos econômicos, sociais, culturais e ambientais globais.
Propõe-se uma outra maneira de configurar a civilização e a atividade humana, de tal maneira que as sociedades e as suas economias possam satisfazer as suas necessidades e expressar o seu maior potencial no presente e ao mesmo tempo...
tracking img