Trabalhos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 16 (3852 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
1.0 RESENHA DO ARTIGO: O PAPEL DA VITAMINA C SOBRE AS
ALTERAÇÕES ORGÂNICAS NO IDOSO

A proporção de idosos da população brasileira vem crescendo ao longo dos últimos anos. Além disso, o Brasil encontra-se em fase acelerada da transição epidemiológica, caracterizada por alterações no perfil de morbimortalidade da população com a substituição das doenças infecciosas pelas enfermidades crônicasnão transmissíveis, relacionadas às faixas etárias mais avançadas. Sabe-se que os idosos estão susceptíveis a um desequilíbrio entre os sistemas oxidantes e antioxidantes do organismo, além de apresentarem diversos fatores que influenciam negativamente o seu estado nutricional, ocasionando muitas vezes carência nutricionais diversas, incluindo a depleção de nutrientes antioxidantes, importantes nocombate a diversas doenças crônicas.

Neste artigo foi exposto a importância da vitamina C ou Acido ascórbico nas alterações orgânicas do idoso, fato extremamente relevante visto a sua importância, na prevenção ao envelhecimento precoce e as mudanças orgânicas que ocorrem na terceira idade geralmente associada as alterações nutricionais decorrentes tão prevalentes nos idosos.

O idoso temuma fisiologia diferente da do adulto, perde uma parte das suas reservas nutricionais e da sua capacidade de adaptação, é mais vulnerável à agressão do meio, e a diminuição da sua plasticidade torna-o frágil, o idoso está exposto a modificações do seu equilíbrio nutricional. Trata-se de carências de vitaminas e minerais de deficiências energéticas ou protéicas suscetíveis de evoluir em nívelsubclínico. Por isso, é conveniente que o idoso tenha uma alimentação rica e variada, tanto do ponto de vista energético como da composição dos alimentos, para evitar desequilíbrios nutricionais que possam influenciar de maneira direta o prognóstico de afecções clínicas ou cirúrgicas.

A vitamina C obtêm a denominação de ácido ascórbico a qual foi atribuída para referir-se à sua função na prevenção doescorbuto. A absorção do ácido ascórbico ocorre no jejuno e no íleo, que são porções distais do intestino delgado, sendo para isto necessária a presença de sódio na luz intestinal. Várias pesquisas sobre os hábitos alimentares dos idosos indicaram que as suas dietas não são deficientes em micronutrientes e contêm aproximadamente as quantidades recomendadas de todos eles. Em contrapartida nooutros autores relatam que alguns autores têm evidenciado uma diminuição dos teores plasmáticos de vitamina C com a idade, resultado, na maioria dos casos, de uma reduzida ingestão de alimentos decorrente de causas variadas. Portanto, parece que para obter respostas imunes positivas as pessoas idosas saudáveis podem precisar de quantidades mais altas de certos micronutrientes essenciais do que arecomendação e mais altas do que as quantidades necessárias para adultos mais jovens

Atualmente, novas visões sobre as funções das vitaminas e seus efeitos sobre a saúde têm sido evidenciadas. Alguns pesquisadores têm sugerido que a suplementação de vitamina pode servir para promover respostas imune, para evitar câncer, doença cardíaca e para retardar a formação de catarata. A vitamina C éessencial para seres humanos, age como antioxidante, varredor de radicais livres e nutre as células, protegendo-as de danos causados pelos oxidantes. A vitamina C participa na hidroxilação da prolina para formar hidroxiprolina na síntese do colágeno e para a integridade do tecido conjuntivo, das cartilagens, da matriz óssea, da dentina, da pele e dos tendões. Está também envolvida na cicatrização,fraturas, contusões, hemorragias puntiformes e sangramentos gengivais. Também reduz a suscetibilidade às infecções. O Acido ascórbico também esta envolvido no processo de aceleração da absorção intestinal dos íons de ferro e sua mobilização, e influenciando sua distribuição dentro do organismo.

As principais fontes de ácido ascórbico são: camu-camu, acerola, cabeludinha, caju, goiaba, manga,...
tracking img