Sql banco de dados bd

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 27 (6679 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
S Q L
Structure Query Language

1.Introdução
1.1. Sobre SQL
Um banco de dados é como um arquivo eletrônico, ou seja, tem a mesma função que qualquer outro arquivo — armazenar registros. A única diferença é que no banco de dados os registros são armazenados eletronicamente.
Para termos acesso aos registros armazenados ou mesmo cadastrar novos registros, precisamos de um sistema que gerencieo banco de dados. Este sistema gerenciador de banco de dados é que torna possíveis as operações com o conteúdo do arquivo, como — “Traga-me este arquivo”, “Atualize este registro”.
Existem vários tipos de sistemas de gerenciamento de banco de dados (SGBD ou DBMS), representando diversas abordagens relativas às tarefas de acesso às informações contidas no banco de dados, preservação da integridadedos dados, acompanhamento dos usuários e manutenção da segurança. Para o nosso estudo, porém, podemos classificar todos os sistemas em dois tipos: relacionais e não relacionais, embora seja visível o predomínio da abordagem relacional nos novos sistemas do mercado.
Em um sistema relacional, os dados são armazenados e representados exclusivamente em tabelas. Em nenhum momento faz-se necessáriorecorrer a outras estruturas, como árvores hierárquicas, para ter acesso aos dados.
A linguagem SQL — o nome é a sigla de Structured Query Language (Linguagem de Query Estruturada) — é uma linguagem para gerenciar um sistema de banco de dados relacional. Não só é uma linguagem, como também tem sido tão utilizada que pode ser considerada um padrão. Consiste de uma série de declarações, adotadas decomum acordo, que nos permitem realizar diversas operações.
Temos que usar a expressão comum acordo porque, embora uma SQL padrão tenha sido criada pelo Instituto de Padrões Nacionais Americanos (ANSI), todas as implementações particulares da SQL personalizam a linguagem de várias formas. Tais implementações complementam a linguagem padrão com novos tipos de declarações ou expressões e muitasvezes adaptam as declarações padronizadas às necessidades específicas.
1.2. Visão Geral de um Banco de Dados Relacional
Sistemas relacionais caracterizam um grande avanço no armazenamento e no gerenciamento de grandes quantidades de dados. A principal razão para isso é que, em um sistema relacional, pode-se reduzir bastante o armazenamento de dados redundantes. Na verdade, idealmente falando, em umsistema projetado segundo os princípios teóricos da abordagem relacional, a redundância não deve existir. Nenhum relacionamento entre dois itens de dados (uma pessoa possui um endereço, por exemplo) deve aparecer mais de uma vez em cada um banco de dados.
Na prática, os sistemas apenas se aproximam deste ideal, por várias razões, e podemos dizer que normalmente contêm alguns dados repetidos emvários lugares. Mas mesmo em um sistema relacional que apenas se aproxime da situação ideal, minimizar a redundância dos dados acarreta dois benefícios básicos: em primeiro lugar, os dados podem ser reorganizados e combinados de forma mais facilmente em novos relacionamentos; não ficam presos aos relacionamentos em que foram armazenados. Em segundo lugar, a atualização torna-se muito mais fácil, poispoucos itens de dados têm que ser atualizados, o que reduz a incidência de erros.
Todos os dados de um sistema relacional são armazenados e exibidos em tabelas. Programas de planilhas e sistemas de banco de dados não relacionais também usam tabelas, portanto não é uma característica exclusiva dos sistemas relacionais. Mas há algo que distingue a forma como os sistemas relacionais usam tabelas.Esta distinção deriva-se da definição e da utilização do banco de dados segundo certos princípios teóricos da abordagem relacional. Mais adiante iremos abordar tais princípios.
1.3. Colunas e Linhas
Qualquer informação refere-se a qualquer coisa, e talvez o primeiro princípio da abordagem relacional seja o de todas as informações contidas em uma tabela devem estar sempre relacionadas a...
tracking img