Direito humanos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2051 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Curso: Administração
|

Introdução

Neste desafio iremos relatar a realidade brasileira em relação a crianças com número crescentes no trabalho e sobre a leitura brasileira, neste desafio citamos exemplos de músicas e filmes que retratam sobre estes aspectos.

) Leia o gráfico “Trabalho Infantil é o maior em 18 meses, e Rio lidera casos; confira arte” da Folha online, em que é mostrada aevolução do número de trabalhadores de 10 a 14 anos, em algumas regiões metropolitanas brasileiras, em dado período. Disponível em: <http://www1.folha.uol.com.br/folha/cotidiano/ ult95u85799.shtml>. Acesso em: 25 abr. 2011.

254

2) Leia a charge:

Fonte: disponível em: <www.charges.com.br>. Acesso em: 15 set. 2009.

Há relação entre o que é mostrado no gráfico e na charge?a) Não, pois a faixa etária acima dos 18 anos é aquela responsável pela disseminação da violência urbana nas grandes cidades brasileiras.
b) Não, pois o crescimento do número de crianças e adolescentes que trabalham diminui o risco de sua exposição aos perigos da rua.
c) Sim, pois ambos se associam ao mesmo contexto de problemas socioeconômicos e culturais vigentes no país.
d) Sim, pois ocrescimento do trabalho infantil no Brasil faz crescer o número de crianças envolvidas com o crime organizado.
e) Ambos abordam temas diferentes e não é possível se estabelecer relação mesmo que indireta entre eles.

De acordo com o que foi discutido entre nós, acadêmicos, sem sombras de dúvidas há uma grande relação sim entre o texto do gráfico “ trabalho infantil é o maior em 18 meses, e Riolidera casos ’’ e a charge apresentada, então é sim , ambos se associam ao mesmo contexto de problemas socioeconômicos e culturais. Vamos juntos pensar em crianças menor de idade ter que trabalhar para se alimentar, o primeiro ponto discutido é que essas crianças pelo trabalho que irão ter que fazer logo deixam a escola e aí é que está o maior problema porque como essa criança irá ter um futuro melhortendo que deixar a educação que é o berço de tudo que alcançamos em nosso futuro. Então isso quer dizer que a educação é a visão do futuro.
Podemos citar o filme “ PRO DIA NASCER FELIZ” de João Jardim que é um documentário sobre as diferentes situações que adolescentes entre 14 e 17 anos, ricos e pobres, enfrentam dentro da escola; a precariedade , o preconceito, a violência e a esperança. Foramouvidos alunos de escolas da periferia de São Paulo, Rio de Janeiro e Pernambuco e também de dois renomados colégios particulares, um de São Paulo e outro do Rio de Janeiro.
Também não podemos deixar de citar o filme “ CIDADE DOS HOMENS” que relata a vida de dois garotos, Laranjinha e Acerola, que aos 18 anos estão prestes a ingressar na vida adulta. Questões como filhos , mulheres e empregos,bem como as atividades relacionadas a esses assuntos, permeiam as aventuras dessa dupla de amigos que mora na favela Cidade de Deus no Reio de Janeiro.
Outro filme que podemos citar “ COM MÉRITO” de With Honors que relata a vida de Monty que é um estudante de Harvard prestes a se formar. Quando seu computador quebra, ele fica apenas com uma cópia impressa de seu trabalho de graduação e correpra tirar uma cópia, mas tropeça e o calhamaço cai no porão de um prédio. Ali se abriga o mendigo Simon, que pega o trabalho e chantagea Monty: para cada página do trabalho, ele quer um dia de casa e comida. E assim Monty e seus companheiros de república são forçados a conviver com Simon, um relacionamento que aos poucos se transforma em amizade. O mendigo está doente, teme morrer logo e começaa rever os erros de sua vida. E pode não ser culto, mas é capaz de ensinar algumas coisas sobre a vida para estes estudantes de Harvard.
Então são filmes que relatam, que tentam demonstrar a realidade que os jovens enfrentam de como é a vida , os sonhos, a luta, e como é a vida daquele que deixam pra trás aquilo que podem alcançar com um pouco mais de dedicação , de entusiasmo , de esperança,...
tracking img