BD

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2558 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de maio de 2015
Ler documento completo
Amostra do texto
Banco de Dados é uma coleção de tabelas relacionadas que são geralmente integradas, vinculadas ou referenciadas a um outro. A vantagem de um bando de dados é que os dados e registros contidos em tabelas diferentes podem ser facilmente organizadas e recuperadas utilizando software de gestão especializado chamado de Sistema Gerenciador de Bando de Dados (SGBD) ou gerente de banco de dados.

Bandode dados é um conjunto de programas softwares que permite aos usuários CRIAS, EDITAR, ATUALIZAR, ARMAZENAR E RECUPERAR dados em tabelas de banco de dados. Dados em um bando de dados podem ser acrescentados, apagados, alterados, classificados usando um SGBD.
Na escolha de um bom SGBD é necessário observar algumas características que são desejáveis:
Controle de redundância;
Compartilhamento dedados;
Controle de acesso aos dados;
Múltiplas interfaces;
Representação de associações complexas;
Garantias de restrições de integridade e
Recuperação de falhas.

A grande vantagem de se usar um bando de dados é permitir que a mesma informação seja disponibilizada a utilizadores distintos.

Que características distinguem um SGBD ?
Catálogo
Um SGBD mantém não apenas o Banco de Dados, mas também umadefinição e descrição das estruturas e restrições (catálogo - metadados)
A existência do catálogo permite que um mesmo SGBD possa ser utilizado para aplicações distintas (o catálogo indica uma estrutura física utilizada)
Independência de Dados
Um SGBD dá aos usuários uma visão abstrata dos dados, encobrindo detalhes não relevantes (o usuário-desenvolvedor não precisa saber como os dados sãofisicamente armazenados).
Múltiplas Visões dos Dados
Cada usuário pode exigir uma visão diferenciada da base de dados
Compartilhamento e Transações
Controle de concorrência


Hoje em dia, os novos sistemas de base de dados são quase exclusivamente do tipo relacional. 
Databases relacionais substituíram os modelos anteriores porque esses sistemas têm valiosos atributos que a distinguem como superior.Provavelmente o mais importante é você pode mudar a estrutura de dados sem alterações nas aplicações. Suponha, por exemplo, que você adicione uma ou mais colunas numa tabela. Você não precisa alterar nenhum aplicativo que o sistema vai continuar a processar. Claro, se você remover uma coluna que uma aplicação existente utiliza, você vai ter problemas.
Depois de ler esta lição, você deve ser capaz de:Definir Bancos de Dados relacionais.
Discutir as funções e capacidades de uma Base de Dados Relacional
Definir os objetos de um Banco de Dados Relacional
Porque relacional é melhor
Em aplicações escritas no modelo hierárquico ou rede, a estrutura de dados é praticamente embarcada na aplicação, isto é, a aplicação depende da execução física específica da Database, se você adicionar um novo atributopara o banco de dados, você deve alterar a sua aplicação para acomodar essa mudança, com ou sem a utilização do novo atributo.
Modelos relacionais oferecem flexibilidade estrutural, as aplicações escritas para esse modelo são mais fáceis de. Essa mesma flexibilidade estrutural permite-lhe recuperar conjuntos de dados que você pode não tinha previsto precisar antes da concepção.
Objetos de banco dedados relacional
Veremos agora uma breve descrição dos objetos que compõem um banco de dados do tipo relacional. Eles serão vistos com mais detalhes a medida em que se aprofundaremos no curso.

Tabelas
São os objetos que contém os tipos de dados e os dados reais
Colunas ou Campos
São as partes das tabelas que armazenam os dados. Devem receber um tipo de dados e ter um nome único
Tipos de dados
Hávários tipos de dados para serem utilizados como: caráctere, número, data. Um único tipo de dados é atribuído a uma coluna dentro de uma tabela
Storeds Procedures (procedimentos armazenados)
São como macros em que o código Transact-SQL pode ser escrito e armazenado sob um nome.
Triggers (gatilhos)
São como storeds procedures que são automaticamente ativados quando os dados são inseridos,...
tracking img