Spfw

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (600 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Faturamento da SPFW
As vésperas do maior evento lançador de tendência de moda no País, o São Paulo Fashion Week, muitos querem saber se o próprio mercado de moda é a próxima tendência daestação. Andréia Miron, professora da Faculdade Santa Marcelina, uma das pioneiras de cursos na área, acredita que esse mercado está em contínuo crescimento não só por uma questão financeira, mas tambémpela evolução e profissionalização pela qual vem passando. “Hoje em dia, a moda não é só um ‘achismo’, mas sim um processo de estudo e pesquisa”, ressalta Andréia.
Há pouco mais de uma década, asreferências dessa área no Brasil vinham sempre do mercado europeu. As revistas brasileiras faziam seus editorias de moda baseadas nas internacionais. Assim como os estilistas, que acabam seguindo astendências ditadas pelos outros países.
Atualmente, a indústria da moda brasileira reúne 30 mil empresas, movimenta R$ 50 bilhões ao ano e emprega 1,7 milhão de pessoas.
Para EvilásioMiranda, gerente de projetos da Associação Brasileira de Estilistas (Abest), o mercado da moda ainda é muito novo no País, mas está se profissionalizando. “Essa área começou a crescer há uns 10 ou 15anos. Isso tem muito a ver com a história do calendário oficial de moda, representado pelo São Paulo Fashion Week.”
Embora a moda feminina continue a ser a principal atração do calendário,Evilásio analisa que as coleções masculinas estão ganhando cada vez mais espaço. “Uma vez eu julguei um concurso de novos talentos e metade dos estilistas que foram para a final fazia coleções masculinas”,conta.
SPFW
Em 1996, foi criado o Morumbi Fashion Brasil, com quatro desfiles diários e um público de cerca de 300 pessoas. Em janeiro de 2001, o evento passou a ser chamado São Paulo FashionWeek (SPFW).
Durante este tempo, os estilistas, produtores e modelos foram se profissionalizando e ganhando espaço na área. Na opinião de Andréia Miron, com o SPFW o interesse por esse...
tracking img