Formatura

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1106 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
4 - Atividade de Autodesenvolvimento

ula-tema 6 – Ferramentas de Gestão: Sistemas de Informações Gerenciais

Passo 1

A Gestão da Informação é um processo que consiste nas atividades de busca, identificação, classificação, processamento, armazenamento e disseminação de informações, independentemente do formato ou meio em que se encontra (seja em documentos físicos ou digitais).
Seuobjetivo é fazer com que as informações cheguem às pessoas que necessitam delas para tomar decisões no momento certo. A gestão da informação, não necessariamente envolve todas as etapas citadas, muito menos nesta ordem. Resumidamente, tais etapas consistem em:
busca – escolha de fontes de informações confiáveis que se enquadrem nos critérios de qualidade da informação definidos pelo profissional dainformação junto ao cliente (ou usuário);
identificação – utilizar informações relevantes que atendam as necessidades do cliente (ou usuário);
classificação – agrupar as informaçãos de acordo com as características e propriedades identificadas, para facilitar o tratamento e processamento;
processamento - tratar a informação, adequando-a ao melhor formato para facilitar o seu uso e compreensão;armazenamento – utilizando-se técnicas de classificação e processamento, armazenar as informações para facilitar o seu acesso quando necessário. Obs: esta etapa somente é realizada quando há um propósito especificado, pois muitas vezes a informação é de uso imediato e perde seu valor quando não utilizada no momento certo.
disseminação – consiste em fazer com que a informação chegue a quem delaprecisa no momento certo.
Realizar a Gestão da informação é papel de uma profissão específica, de pessoas que tenham competências necessárias para tal atividade. É comum encontrar em organizações, pessoas que exercem tais atividades e têm as mais diversas formações, tais como: administração, informática, engenharias, ciências econômicas, entre outras. Porém, existem profissionais com formaçãoespecífica para trabalhar com a gestão da informação (seja em parte ou em todo o processo) e que dominam os aspectos inerentes à informação – são os profissionais da informação. Pode-se identificar algumas destas formações: biblioteconomia, ciência da informação; documentação; gestão da informação; comunicação social; informática; arquivologia; entre outras.
Sistema de Informação é a expressão utilizadapara descrever sistema seja ele automatizado (que pode ser denominado como Sistema de Informação Computadorizado), ou seja manual, que abrange pessoas, máquinas, e/ou métodos organizados para coletar, processar, transmitir e disseminar dados que representam informação para o usuário e/ou cliente.

A tomada de decisão exige o conhecimento de algumas ferramentas ou modelos,
que podem ser simplesou complexos. Todavia, o mais importante é que sejam
funcionais, pois a qualidade dos dados é determinante para consecução dos
objetivos a serem alcançados.
Dentre um conjunto limitado de alternativas, as hipóteses de preferências completas
e transitivas deverão ser suficientes para permitir a mensuração numérica da
preferência por determinada proposta. Dessa forma, existem algumas condiçõesindispensáveis antes de ser feita a opção, como se pode observar abaixo:

* as preferências são completas e transitivas;
* entre dados com resultados idênticos, é escolhido aquele que tem maior
probabilidade de ocorrer;
* situações complexas de apostas podem ser decompostas em situações mais
simples;
* existência de uma aposta segura que seria ideal.

A correta tomada de decisão é umproblema que antecede a existência da empresa
e pode adentrar também o campo da ética. Os estudiosos da ética têm proposto
diversas alternativas para orientar a tomada de decisão. Esses enfoques, dentre
outros, estão sintetizados em duas categorias amplas: a deontológica, que enfatiza o
motivo para alcançar o objetivo e a teleológica, que se concentra no próprio objetivo.
Às vezes, diz-se...
tracking img