Sped

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 16 (3992 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
1. INTRODUÇÃO
O governo sentindo a necessidade de obter melhores níveis de informação das empresas utilizou-se da tecnologia da informação para criar o SPED (sistema público de escrituração digital) regulado pelo decreto n 6.022/07. O sistema faz parte do programa de aceleração do crescimento do governo federal(PAC), e do projeto de modernização da administração tributaria e aduaneira(PMATA),seu objetivo principal e integrar as esferas municipais, estaduais e federais, assim melhorar os métodos de fiscalização através da tecnologia da informação.
Possui oito subsistemas a Escrituração contábil digital, a nota fiscal eletrônica, a nota fiscal de serviço eletrônica, a central de balanços, a escrituração fiscal digital, o conhecimento de transporte eletrônico, o E-lalur( livro de apuraçãodo lucro real), e o FCont.A nota fiscal eletrônica e o processo em fase final de implantação e já e o mais utilizado.
Ainda o SPED e uma ferramenta na qual permite o contribuinte validar, assinar digitalmente (via certificação digital), visualizar e posteriormente enviar pela internet as informações contábeis e fiscais para os órgãos necessários, através dele e possível reduzir os custos comimpressão e armazenamento de livros. Devido à implantação deve novo sistema nasceu o questionamento deste trabalho: Quais os impactos na escrituração contábil do sistema SPED na visão dos prestadores de serviços contábeis da cidade de João Pessoa?

2. OBJETIVOS
2.1. Objetivo Geral
Identificar quais são os impactos causados na prestação dos serviços contábeis com a adoção do SPED na visão dosprestadores deste serviço.

2.2 Objetivos específicos
Considerando a importância bem como a eficiência do SPED para os profissionais contábeis, o trabalho tem alguns objetivos específicos de modo que estes auxiliam quanto ao esclarecimento sobre o sistema. São eles:
• Classificar os serviços prestados em relação ao SPED;
• Identificar os fatores relevantes que causam os impactos na prestação dosserviços contábeis, e
• Analisar estes impactos, e propor uma resolução ou uma possível melhoria.

3. JUSTIFICATIVA
O SPED de modo geral deve ser cada vez mais explorado, pois é uma ferramenta muito importante e, consequentemente, indispensável para os profissionais contábeis atuais. Consiste na modernização da sistemática eletrônica contábil, por isso é bastante relevante o seu estudo eexploração.
Após um profundo estudo acerca do tema proposto, foi verificado que o SPED é uma ferramenta altamente necessária. A partir da sua criação foi feita uma economia bastante considerável no trabalho do profissional contábil, procurando substituir a procedimentos mecânicos e oficializar os arquivos digitais das duas escriturações, e mais, os procedimentos próprios da nota fiscal eletrônica,como também economia no espaço físico com a economia de papel.
Porém muitos profissionais contábeis, os que trabalham com empresas de pequeno porte, por exemplo, enfrentaram problemas com a implantação, onde não se adequaram a nova realidade e tendem a enfrentar muita dificuldade para se manter no mercado. Outro fato desagradável é que, além de não contarem com a tecnologia do SPED, a nãoimplantação do sistema resulta em outros sérios problemas como, por em exemplo, os profissionais podem ser penalizados desde multas, quanto à impossibilidade de emissão de notas fiscais de vendas.

4REFERENCIAL TEÓRICO
Esta seção esta organizada em quatro tópicos específicos: 4.1 - SPED: Sistema Público de Escrituração Digital: Sub-grupos e Conceitos básicos. 4.2 – Benefícios e dificuldades quanto aimplantação do SPED. 4.3 - A relação do SPED com os prestadores de serviços contábeis. 4.4 - Inventário de estudo sobre o SPED.

4.1 SPED: Sistema público de escrituração digital: conceitos básicos e sub-projetos.

Aprofundando-se é possível verificar que o conceito principal da criação do SPED é a necessidade de melhorar as informações, agilidades nas transmissões de dados, economia na...
tracking img