Hemodinamica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1221 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
1-Hemodinâmica- è o estudo dos movimentos e pressões da circulação do sanguínea.

2- é a Técnica? Consiste na introdução de um cateter através de uma veia ou artéria por punção na prega inguinal, e quando não for possível, por uma veia ou artéria do braquial.o cateter alcança a circulação e o coração. Através do equipamento de Raio-X e monitor de TV,gravação de imagens em filmes ou CD-ROM,registram-se as imagens que são contrastadas com solução de contraste iodado.

2.1 Técnicas
O estudo hemodinâmico pode ser:

2.1.1Diagnostico

Caterismo cardíaco, coronografia. Para identificar uma lesão intracardíaca( lesão valvular,defeito congênito) ou uma obstrução de coronária.

2.1.2- Terapêutico – Valvuloplastia pulmonar ou mitral, desobstrução da válvula por cateter balão.Angioplastia de coronária. Balão, implante de stent, aterectomias































O QUE É CATETERISMO CARDÍACO?
O Cateterismo Cardíaco é um procedimento realizado com o objetivo de diagnosticar e/ou tratar inúmeras patologias cardíacas. Através deste é possível avaliar a função do coração, a anatomia das artérias coronárias, presença de placas de gordura(estenose) nas artérias, alterações no funcionamento das válvulas cardíacas, presença de patologias congênitas e avaliar as pressões e oximetrias que permitem o cálculo de diversos parâmetros hemodinâmicos.
O procedimento é realizado no laboratório de Hemodinâmica pelo médico Cardiologista Hemodinamicista o qual conta com equipe de enfermagem especializada para auxiliá-lo. O cateterismo cardíacoconsiste na punção ou dissecção de uma veia e/ou artéria periférica onde se introduz um tubo fino e flexível chamado de cateter sendo que este é guiado até o coração para que se possa analisar e/ou tratar os problemas detectados. É considerado um procedimento de baixo risco.
QUE É ANGIOPLASTIA CORONÁRIA?
As artérias coronárias são os vasos responsáveis pelo fornecimento de sangue, oxigênio enutrientes para o músculo cardíaco. Quando as artérias coronárias apresentam obstrução por placas de gordura há uma dificuldade na passagem do sangue o que pode provocar dor no peito (angina pectoris) e/ou infarto agudo do miocárdio. A angioplastia é uma técnica realizada com o objetivo de desobstruir uma ou mais artérias do coração. Para isto utiliza-se um cateter balão ( cateter com um minúsculobalão na extremidade ) que atinge o ponto de estenose da artéria coronária e através da insuflação deste é capaz de desobstruir o vaso facilitando ou normalizando o fluxo de sangue naquele local.
Outra técnica que pode ser utilizada adicionalmente à angioplastia com cateter balão é o implante de uma endoprótese vascular chamada de Stent. Este assemelha-se a uma "mola metálica" que é liberada nolocal da obstrução coronária e contribui para melhorar os resultados obtidos com o cateter balão. Cabe lembrar que a angioplastia pode ser realizada com ou sem o implante do Stent, cabendo ao médico esta decisão. Veja abaixo o passo a passo esquemático da utilização do stent.
|[pic] |[pic] |[pic] |
|Artériacoronária com um depósito |Stent sendo liberado no local da |Resultado final do procedimento |
|de gordura. |obstrução. | |





angioplastia coronária.














O cateterismo cardíaco permite avaliar entre outras doenças uma das mais prevalentes que é a doença arterial coronária ( DAC ). Estadoença leva à obstrução das artérias que levam sangue, oxigênio e nutrientes à musculatura cardíaca. Além disso a DAC pode levar o paciente a apresentar infarto agudo do miocárdio que é causado pela completa obstrução de uma das artérias do coração. A despeito de todas as consideráveis informações obtidas através da angiografia coronária esclarecendo aspectos da placa de ateroma ( placa de gordura )...
tracking img