Agradecimentos e dedicatoria de um trabalho

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (517 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Ecossistema



ÁGUAS CONTINENTAIS
Muitas das principais cidades do Brasil e do Mundo estão situadas ás margens de rios. Como vias de transporte e para gerar energia elétrica. Os rios não são asúnicas águas que existem nos continentes.
São as águas subterrâneas que compreendem grande parte dos recursos hídrico disponíveis para o uso do homem.
ÁGUAS SUBTERRÂNEAS
São as águas que seinfiltram no solo após as precipitações. Entre as rochas que formam o solo existem espaços vazios, denominados poros. Absorvida pelo solo, a água, a água passa por esses poros e atinge camadas profundas.Toda a formação capaz de armazenar água em espaços vazios é chamado aquífero. Existem dois tipos de aquífero: O primeiro é denominado lival ou freático e está mais próximo da superfície; o segundo tipo,a água fica em profundidade e presa entre duas camadas de rochas impermeáveis.
Na América do Sul, existe um enorme reservatório de água subterrânea, o aquífero Guarani. Ele contém cerca de 80% daágua acumulada na bacia sedimentar do Paraná.
AS ÁGUAS CORRENTES DA SUPERFÍCIE
As águas que nao se infiltram no solo escorrem pela superfície, em caráter permanente, interminente e esporádico.
OS RIOSPode-se definir um rio como um corrente de água permanente. Os rios se diferenciam um dos outros pelo tamanho, pelo tipo de terreno, por seu regime hidrológico e por sua fonte de alimentação.
Osrios de origem pluvial são alimentados pelas águas das chuvas. Entre eles, há os que se formam a partir de nascentes provenientes de um lençol de água subterrânea, ou de lagos.
Os rios de origem nivalsão formados e alimentados pelo derretimento das geleiras e da neve, sendo característicos de regiões frias ou próximas das altas montanhas.
REGIME FLUVIAL
Os regimes fluviais dependem do clima daregião onde o rio está localizado. Os principais são:
- Equatorial: com chuvas abundantes e pouca variação de volume de água.
- Tropical: a estação chuvosa (verão) e a estação seca (inverno) são...
tracking img