Sou uma pessoa simples

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2421 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
O estudo, a discussão e a reflexão sobre o Terceiro Setor é tema atual e pertinente no contexto acadêmico, à medida que se busca uma compreensão específica e atualizada sobre a atuação de diferentes profissionais nessas organizações, considerando a busca da qualidade social para os serviços prestados.
Os serviços prestados com qualidade social significam ações que transcendem a concepção dosimples assistencialismo, que não promovem mudanças e nem desenvolvimento socioassistencial. Ao contrário, assumem a perspectiva de ações voltadas para transformações efetivas de realidades opressoras e excludentes de direitos sociais. Tem uma dimensão racional e técnica, mas fundamentalmente política, em que o cidadão sai da condição subalterna de "assistido", assumindo a posição de “sujeito dedireitos”. São ações voltadas para a promoção e o desenvolvimento humano, e não para o alívio de situações pontuais, sem efetivamente provocar mudanças e transformar realidades.
O Terceiro Setor se configurou, no decorrer dos últimos vinte anos, dentro de um contexto social, econômico e político caracterizado pela complexidade, precariedade, instabilidade e mudanças aceleradas, em uma dimensãoglobalizada e de grande desenvolvimento tecnológico e científico. Em contrapartida, de muita pobreza e desigualdade social.
Portanto, a dimensão e o significado do terceiro setor necessitam ser compreendidos dentro da conjuntura social, econômica e política que tem determinado a sua configuração na conjuntura contemporânea.
A abordagem desse tema não pode ocorrer nem de forma “ufanista” como se oterceiro setor viesse ocupar o papel que é do Estado na formulação e execução de políticas sociais e nem de forma“pessimista”, negando a sua importância e a dimensão de suas ações no enfrentamento de díspares manifestações da questão social brasileira.
A postura é a de buscarmos uma compreensão real e equilibrada do papel que as organizações do terceiro setor ocupam no contexto capitalistacontemporâneo e, concomitantemente, as diferentes formas que diferentes áreas profissionais podem contribuir para o mesmo, dentre elas, o Serviço Social.
Nesse sentido, esse texto tem como intencionalidade suscitar uma reflexão sobre o terceiro setor, mas, além disso, sobre a contribuição que o assistente social pode trazer para um trabalho contextualizado e de qualidade social.

2DESENVOLVIMENTOO termo “terceiro setor” tem sido utilizado com frequência crescente e, por mais que no contexto do Serviço Social tenha sido recebido com ressalvas, cuidados, indiferenças e, até críticas incisivas, não há como negar a evidência social, econômica e política que esse” setor” tem alcançado no cenário internacional e nacional.
Tem se constituído em terreno fértil para a atuação de profissionaisdas ciências humanas e sociais, dentre os quais têm se destacado especialmente os administradores que, com primor profissional, têm transferido para as instituições não governamentais, de assistência social, educação, saúde, lazer, cultura, dentre outras, conhecimentos e técnicas de gestão segundo a lógica empresarial. E a lógica da gestão de políticas sociais, em que o assistente social muito podecontribuir, onde tem ficado? Perdeu-se na ênfase dada ao papel do assistente social na gestão de políticas públicas? Com essa indagação em mente, temos como primeiro grande desafio sobre esse tema à compreensão sobre o que vem a ser terceiro setor, sua configuração e, principais características e desafios.
O Terceiro Setor faz parte da realidade atual. É uma ideia-força, um espaço mobilizador dereflexão, de recursos e, sobretudo, de ação. Vale destacar que, embora o termo “terceiro setor” seja novo, constitui-se numa prática bastante antiga. As instituições que o compõe são conhecidas há anos e, no entanto, a força com que renasce esse fenômeno em tempos de reforma do Estado justifica a retomada do debate. Envolvendo um número significativo de organizações e envolvendo, sobretudo o...
tracking img