Sonae (pt)

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1847 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 8 de janeiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
SONAE
Diversificação – Estratégia empresarial


Introdução Alterações sucessivas na forma de produção, nos recursos, nas tecnologias, têm como objectivo alcançar um nível de excelência superior ao até então utilizado. Face a um ambiente crescentemente competitivo e um mercado cada vez mais exigente, que apresenta constantes modificações, quer na óptica do consumidor, quer na óptica daconcorrencia, as organizações veêm-se cada vez mais obrigadas a adoptarem estrégias de sobrevivência, entre elas a diversificação empresarial.

Este texto procura mostrar que vantagens e riscos teve uma empresa que desde cedo
procurou expandir-se para sectores de actividade diferentes (anexo 1). O sucesso de um grupo, que quase durante toda a sua existência tentou adoptar estratégias dediversificação frente a um mercado incerto, assente variadíssimas vezes em redifinições de planos estruturais, que procurou dirigir os seus recursos e esforços para alcançar um crescimento sustentado a longo prazo e proteger os seus activos a curto prazo. Esta atitude demonstrada visa culmatar a necessidade de explorar novas áreas de actuação para através da entrada em indústrias diferentes aumentar a naturezacompetitiva da empresa.

A diversificação empresarial tende basicamente promover o crescimento da empresa (interna ou externamente), e (ou) reduzir os riscos aos quais está sujeita, obtendo assim vantagem competitivas significantes. Pode ser entendida como um elemento crítico da estratégia empresarial, expandindo os planos de negócio das actividades da empresa, procurar condições de atractividadeem mercados diversos e contribuindo para o desenvolvimento sustentado a longo prazo.

A estratégia a adoptar pela empresa deve ser escolhida apenas depois de ser feita a análise interna (pontos fortes e fracos), externa (ameaças e oportunidades), para então depois se redefinirem os objectivos de expansão e implementar um plano de diversificação de produtos e mercados. Através da formulação eimplementação de estratégias que procuram a redifinição de produtos, mercados e clientes, a empresa pode fazer uma diversificação empresarial relacionada com o negócio onde se encontra inserida, ou não relacionada com nenhuma das intrustrias onde está presente. Potencial crescimento de determinadas indústrias, oportunidades de transferências de competências já existentes para exploração de novosmercados, e disponiblidades financeiras podem ser outros factores que contribuem para o aumento da procura da diversificação empresarial.

A aplicação, por vezes exaustiva, ao longo da história da SONAE permitiu-lhe apoderarse de uma carta negocial que engloba desde actividades de retalho, a indústrias de desenvolvimento e investigação, passando por projectos imobiliários, transportes, turismo,logística, media, restauração, engenharia e telecomunicações (anexo 2). Este tipo de estratégia é adoptada quando o mercado revela situações vantajosas, que se possam vir a revelar oportunidades, oferecendo assim novos produtos/serviços ou o aumento na participação de um determinado mercado. No entanto, esta estratégia pode encarretar riscos, devendo ser feita uma pré-avaliação, onde serãoanalisadas as vantagens e os inconvenientes, pois um possivel insucesso poderá culminar em percas empresariais, nomeadamente ao nivel das competências centrais. É imprescindivel fazer uma análise da evolução para novos mercados já que a diversificação em excesso pode ter um efeito nefasto na rentabilidade global da empresa, nomeadamente ao nível da industria chave da empresa.

ANEXO 1 BREVE HISTÓRIA(1971 - 2007)
O processo de diversificação da SONAE inicia-se em 1971, ao assumir o controlo da Novopan, uma fábrica de aglomerado de madeira situada em Rebordosa, Paredes, perto do Porto. Instala também a primeira linha de revestimento melamínico em Portugal e inicia-se na produção de componentes para mobiliário e decoração. Em 1975, a SONAE inicia a actividade no sector da química industrial,...
tracking img