Relatorio da pratica teste de comparacao pareada

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (457 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 8 de janeiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
JAYNE LUCIVÂNIA SANTANA SANTOS
MARIELE GISELMA COSTA CASSIMIRO
ROSELINE SOUZA FRANÇA

Relatório da Prática:
Teste Comparação Pareada

Aracaju
2012

JAYNE LUCIVÂNIA SANTANA SANTOS
MARIELEGISELMA COSTA CASSIMIRO
ROSELINE SOUZA FRANÇA

Relatório da Prática:
Teste Comparação Pareada
Relatório apresentado pelas alunas Jayne L. Santana Santos, Mariele G. Costa Cassimiro e RoselineSouza França, da turma 4º IAL-V, para a disclina de Análise Sensorial ministrada pela professora Aline Alves.

Relatório apresentado pelas alunas Jayne L. Santana Santos, Mariele G. Costa Cassimiro eRoseline Souza França, da turma 4º IAL-V, para a disclina de Análise Sensorial ministrada pela professora Aline Alves.

Aracaju
2012

Objetivo
Apresentar um método discriminatório;
Familiarizar– se com o teste de comparação pareada;
Verificar se existe diferença em um atributo de qualidade sensorial de um produto proveniente de duas formulações.

Introdução
O teste de comparaçãopareada é utilizado em controle de qualidade, para garantir que amostras ou lotes de produção diferentes sejam semelhantes. É também utilizado para determinar se há substituição de ingredientes, mudança noprocessamento, o tipo de embalagem, as condições de armazenamento, a seleção de nova fonte de matéria – prima, dentre outros, resultam em diferença detectável na qualidade sensorial do produto. Osprovadores devem ser treinados para os gostos primários e, preferencialmente, para o atributo a ser analisado.
Neste teste duas amostras são apresentadas. Se o provador identificar diferença entre asamostras, o teste é pareado simples. Porém, se as duas amostras são apresentadas para comparação e o provador tem que identificar qual das duas apresenta maior intensidade de uma característicamarcante (como doçura, acidez, amargo, salgado, consistência), o teste é de comparação pareada.
A possibilidade de acertar ao acaso no teste de diferença simples é de ½. E no teste de diferença pareado de...
tracking img