Sombras de goya

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (378 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Sombras de Goya
O filme se passa na Espanha, por volta de 1790, época em que o país vivia o radicalismo da inquisição e, também, a invasão pelas tropas de Napoleão. A inquisição era administradapelos membros do clero, ou seja, pela igreja, o tribunal da inquisição tinha como objetivo punir aqueles considerados hereges, eles desejavam “limpar” o sangue, agindo contra os descendentes de judeus emuçulmanos, que por muitas vezes eram condenados mesmo sendo inocentes. Qualquer ato considerado, pelo próprio clero, um atentado contra os dogmas da igreja, determinava alguém herege, tendo, assim,que “pagar pelos seus atos”.
A penitência era dada em forma de tortura, o que fazia com que o indivíduo confessasse, até mesmo, um crime que não havia cometido, tudo para evitar a terrível dor datortura que lhe era imposta. Os membros da igreja pregavam que se fosse inocente, o acusado suportaria a dor através das forças que Deus lhe daria, se não suportasse a tortura do interrogatório issosignificava que era realmente culpado. Dentre os métodos utilizados, estavam: a roda do despedaçamento, usada para dilacerar, aos poucos o corpo do acusado, a humilhação pública, o uso do sambenito,além de torturas psicológicas como obrigar a vítima a ingerir urina e excrementos.
A população era, em geral, submissa ao poder da igreja, mesmo quando esse poder recaía de forma terrível sobre ela.Mesmo indo contra as decisões do clero, nunca tentavam interferir diretamente nas mesmas. Já os integrantes do clero sentiam-se os detentores do poder divino e faziam com que o resto da sociedadeacreditasse nisso e se tornasse submissa a este poder
Com a Revolução Francesa, a Igreja viveu um de seus piores momentos, devido aos ideais iluministas que traziam um sentimento anticlerical, pondo, deforma violenta, seus ideais em prática, fazendo com que a igreja perdesse o poder que sustentava há muitos anos.
O povo não via as execuções e mortes como algo ruim, eles viviam em uma cultura que...
tracking img