Sombra de goya

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (314 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
"Caprichos, El sueño de la razon produce monstruos" 
(Goya)
SOMBRAS DE GOYA - O país é a Espanha, o ano 1792, o cenário: um pais atormentado com o radicalismo da inquisição e a iminenteinvasão pelas tropas de Napoleão. 
Francisco José de Goya y Lucientes é um pintor e retratista, cuja carreira evoluiu de desenhista de tapeçarias até pintor oficial da Família Real. Porém, em ummundo turbulento, ninguém está totalmente isento de ser atingido. 
Atormentado, Goya (Stellan Skarsgard) assiste a degradação de seu pais, a morte infame de inocentes e as reviravoltas dopoder. 
Neste excelente filme que de estrema sensibilidade e poesia trágica, acompanhamos a vida deste célebre pintor, assistindo pelos seus olhos as tormentas de uma época se abaterem contra aalma humana.
Dois outros personagens complementam as cenas, Inês (Natalie Portman) que sofre as penas da inquisição pela sua beleza e Frei Lorenzo (Javier Bardem) que vê suas mais profundascrenças serem questionadas e colocadas à prova.
Um filme que impressiona pela sutileza e beleza das interpretações, mesmo com Javier Bardem roubando as cenas com sua maestria particular, ainda háespaço para o brilho sombrio que a história retrata em toda a sua loucura.
Mesmo para aqueles que não gostam de dramas, a suavidade com que as cenas são apresentadas, as reviravoltas queacontecem, o lirismo com que a trama é conduzida, seduzem e encantam, nos deixando extasiados diante da força dos sentimentos ambivalentes. 
Sem pretender chocar com cenas fortes, ainda nos impactasutilmente o que é apresentado e nos faz repensar o que sabemos sobre essa época obscura e cheia de brilhantismo, de genialidades corrompidas e desgastadas.
É um filme que merece ser visto erevisto, observado em cada detalhe, interpretado à luz do conhecimento histórico como uma lição de vida sobre ideais e homens que os vestem como uniformes e outros que os vivem até a morte.
tracking img