Soldagem

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (743 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 8 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
1. Um tanque isolado cujo volume é desconhecido está dividido em duas partes. No lado esquerdo, temos 0,01 m3 de ar à pressão de 0,8 MPa e temperatura ambiente, enquanto que o outro também contem 1kg de ar mas à pressão de 1,2 MPa e temperatura de 55 C. A divisória é removida e o ar de um lado do tanque interage com o ar do outro lado do tanque. A condição final é de temperatura de 10 C epressão de 120 kPa. Determine o volume total do tanque.

Solução: Como nada foi mencionado, vamos considerar que ar se comporta como gás perfeito, o que nos permitirá utilizar a equação de estado:
[pic]Como não há massa atravessando as fronteiras do tanque (ao menos, elas não foram especificadas), a condição que irá ligar a condição inicial (massa nos dois lados do tanque) com a condição final (massasmisturadas) é a lei de conservação de massa que declara que as massas se conservam, o que é uma excelente primeira observação. Assim, poderemos dizer:
massa inicial = massa final
que se traduznaturalmente por:
massa lado esquerdo + massa lado direito massa final
Pela modelagem escolhida (gás perfeito), podemos escrever:

[pic]
Substituindo os valores, temos:

[pic]

cujo resultado indica umvolume final de 0,74 m3/kg. O valor de R, constante do ar, é retirado das tabelas ou do próprio aplicativo mencionado acima.
Observação Importante: Da mesma forma que as pressões consideradas têm que serdefinidas na escala absoluta, as temperaturas precisam ser definidas na escala Kelvin.
2. 1,5 kg de CO2 é aquecido em um recipiente mecanicamente isolado de volume 0,05 m3 desde a temperatura de -20 Caté 90 C. Determine os estados inicial e final.

Solução: Iremos considerar, novamente, a modelagem de gás perfeito. A partir dessa escolha, podemos determinar as condições desejadas. No início,temos as seguintes informações:

• V = 0,05 m3
• m = 1,5 kg
• Substância = CO2
• temperatura = t = -20 C = 253,15 K
Resolvendo, obtemos que...
tracking img