Soldagem

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 29 (7045 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
RESUMO

Este trabalho tem o objetivo de descrever o processo de revestimento por inconel 625, através de soldagem pelo processo TIG (Tungsten Inert Gás) de componentes de equipamentos utilizados para extração de petróleo fabricados de aços baixa liga, especificamente o aço baixa liga AISI ou SAE 4130. O tipo de equipamento para exploração de petróleo apresentado neste trabalho é a Arvore deNatal Molhada, que possui suas principais partes fabricadas de aços baixa liga AISI 4130 revestidas com liga de inconel 625.
As normas de fabricação do equipamento, que incluem as normas para qualificação de material e procedimentos de soldagem também serão apresentadas neste trabalho.

1. INTRODUÇÃO.

2.1 Árvore de Natal Molhada (ANM).

A árvore de natal molhada (ANM) é umequipamento constituído basicamente por um conjunto de válvulas gavetas, um conjunto de linhas de fluxo e um sistema de controle a ser ligado ao painel de controle localizado na unidade estacionaria de produção (UEP). Modernamente é composta pela: base das linhas de fluxo, denominada base adaptadora de produção (BAP); suspensor de coluna de produção (tubing hanger-TH); pela terminação das linhas de fluxo,denominado módulo de conexão vertical ou MCV; pela árvore de natal molhada propriamente dita e pela capa da ANM ou tree-cap.
Esses equipamentos têm como características básicas serem “pigáveis” e com revestimento especial (metalurgia especial, revestimento de liga de inconel 625), nos pontos em contato com fluido produzido, caso seja corrosivo, abrasivo e/ou erosivo.

Abaixo uma descriçãodetalhada de cada um desses componentes:

Base Adaptadora de Produção (BAP) – Equipamento projetado para proporcionar uma nova cabeça de poço para o suspensor de coluna e árvore de natal molhada, servindo de base para receber as conexões de linha.

Suspensor de Coluna (Tubing Hanger) – Equipamento que faz a interface entre a árvore de natal molhada e a coluna de produção ou injeção.

Árvore deNatal Molhada (ANM) – É constituído por um bloco forjado onde é montado um conjunto de Válvulas que tem a função de controlar o fluxo produzido ou injetado no poço e o fluxo de gás anular, como também prover uma barreira de proteção para o poço.

Módulo de Conexão Vertical (MCV) – Equipamento projetado para receber as linhas de fluxo de produção, gás com destino ao anular e linhas hidráulicas.Capa da ANM (Tree Cap) – Tem a finalidade de fazer a interligação entre as funções da árvore de natal molhada e o sistema de controle da unidade estacionaria de produção (UEP). Possui um painel com interface para atuação do ROV e um circuito hidráulico que permite a substituição de uma linha do umbilical de controle danificada.

Capa de Corrosão – Projetada para prover proteção contracrescimento de vida marinha no topo da árvore de natal molhada.

Figura 1 – Montagem completa de um conjunto de Árvore de Natal

2.2 – Classificação das Árvores de Natal Molhada (ANM)

Os diferentes modelos de árvores de natal molhadas podem ser classificadas:

Quanto à instalação pela Sonda:
1- GL – Guideline. Instalada com cabo guia.
2- GLL – Guideline Less. Instalada sem cabo guia.Quanto à interligação das Linhas:
1- DA – Diver Assisted. (com auxilio de mergulhador).
2- MCV – 1 ou 3 MCVs.

Quanto à disposição das válvulas:
1- ANM – Convencional (Vertical)
2- ANM – Horizontal

Quanto ao Sistema de Controle:
1- Operada por Mergulhadores – DO.
2- Hidráulico Direto.
3- Multiplexado (Eletro-Hidráulico).

1.3 – Disposições das Válvulas daÁrvore de Natal Molhada (ANM)

A árvore de molhada propriamente dita é constituída de um bloco forjado, onde são montadas as válvulas de bloqueio manuais e hidráulicas. As válvulas montadas e suas funções são:

Figura 2 – Diagrama das válvulas de uma árvore de natal

* Válvula Mestra de Produção – Master 01
* Válvula de Lateral de Produção – Wing 1
* Válvula Mestra do Anular –...
tracking img