Soldadura linde

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 18 (4354 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 30 de maio de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Manutenção

Gases de Protecção na Soldadura

Discentes:

Eng. Electrotecnia e computadores (Electromecânica)
Índice

Introdução

Em 1902, Carl von Linde descobriu o processo de separação de ar e, um ano mais tarde arrancava, nas proximidades de Munique, a primeira unidade de produção de oxigénio. Estava assim alcançado a primeira etapa fundamental na empresa, que se vem expandindo comsucesso até aos dias de hoje.
Em Portugal, a Divisão Linde Gas, presente através da Linde Sogás, Lda., fornece gases a mais de 8.000 clientes, dispondo para tal de um centro moderno de produção de gases em Alenquer, além de duas unidades de enchimento de garrafas na Maia/Porto e em Sines. Um altíssimo padrão de qualidade, assim como uma extensa rede distribuidora, garantem o máximo de segurançano fornecimento em qualquer ponto do país, que sem este gás na indústria metalomecânica seria impensável a evolução sem os processos de soldadura. A razão principal reside sobretudo na grande flexibilidade de aplicação desta técnica, aliada a custos de investimento relativamente pequenos. Os processos de soldadura com gás de protecção, Metal-Inert-Gas (MIG), Metal-Active-Gas (MAG) bem comoTungsten-Inert-Gas (TIG), adequam-se a quase todos os materiais soldáveis, cobrindo todo o espectro de processos de soldadura, desde o manual ao automático.

O espírito inovador de Carl von Linde continua bem vivo e manifesta-se através do desenvolvimento e aperfeiçoamento dos nossos produtos e de novas tecnologias de aplicação de gases, cada cliente através da Linde poderá ter o seu “gas” de acordocom as suas exigências, um grupo de engenheiros altamente especializados estudam o caso de forma a garantir um gás mais eficiente o que economicamente também se manifesta vantajoso o que visa alcançar o máximo de produtividade.

Há algum tempo, tem-se verificado a tendência para o uso mais frequente de misturas de gases de protecção contendo hélio. Consoante a aplicação a que se destina, umdeterminado teor de hélio no gás de protecção oferece simultaneamente várias vantagens. Assim, o hélio aumenta o rendimento no arco eléctrico e, em virtude da sua elevada capacidade de transmissão de calor, melhora de forma acentuada o calor transferido para o material base. Isto traduz-se numa melhor fluidez do banho de fusão e permite velocidades de soldadura mais elevadas. O hélio, tal como o árgon,é um gás inerte e não reage quimicamente com os materiais, por isso pode ser utilizado como um dos componentes da mistura de gases de protecção para quase todos os materiais soldáveis.
Na soldadura MAG, um dos parâmetros de maior importância, a par com o arame (consumível), é a escolha do gás de protecção mais indicado para a situação.
A alteração da composição do gás de protecção originamodificações na penetração, aquecimento da tocha, grau de oxidação, porosidade, ligação dos bordos, salpicos, transferência de calor e no tipo do arco. Assim, a escolha correcta da mistura a utilizar deve ser feita em função do resultado que se pretende obter.

Gases de Protecção

Entende por gas de protecção uma matéria que possa prevenir a contaminação da soldadura pelos gases atmosféricos, ouseja, ar atmosférico é expulso da região de soldadura por um gás de protecção com o objectivo de evitar a contaminação da poça de fusão. A contaminação é causada principalmente pelo nitrogénio (N2), oxigénio (O2) e vapor de água (H2O) presentes na atmosfera.

Exemplos:

* O nitrogénio no aço solidificado reduz a ductilidade e a tenacidade da solda e pode causar fissuração. Em grandesquantidades o nitrogénio pode causar também porosidade.

* O oxigénio em excesso no aço combina-se com o carbono e forma o monóxido de carbono (CO), que pode ser aprisionado no metal, causando porosidade. Além disso, o oxigénio em excesso pode se combinar com outros elementos no aço e formar compostos que produzem inclusões no metal de solda — o manganês (Mn) e o silício (Si), por exemplo....
tracking img