Diversos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1597 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
LINDE SOGÁS, LDA. Gases Industriais

Conselho de Segurança
Uso de Acetileno
1. Introdução Para eliminar este risco devem ser tomadas as seguintes precauções de segurança: • Para evitar a fuga de grandes quantidades de Acetileno para o Ar ambiente, os sistemas de Acetileno devem ser destituidos da possibilidade de existência de fugas desde a ligação à garrafa até ao maçarico. Qualquer fuga queocorra deve ser reparada de imediato. As mangueiras para Acetileno devem satisfazer as exigências da DIN EN 559. Devem usar-se conecções de acordo com a DIN EN 560 para ligar mangueiras entre si e ao equipamento. Proteger as mangueiras de danos e substituílas em intervalos de tempo apropriados. Fechar as válvulas das garrafas durante as pausas de serviço. • Antes de acender um maçarico devepurgar-se o Ar que esteja no interior da mangueira de Acetileno de modo a impedir a formação e ignição de mistura Ar/ Acetileno no interior da mangueira. • Com poucas excepções, os sistemas de Acetileno de garrafa única devem ser equipados com válvula uni-direccional de mangueira aplicada no maçarico, que bloqueie a passagem do Oxigénio para o interior da mangueira de Acetileno e assim previna aformação da mistura Acetileno/ Oxigénio nesta. Também um dispositivo anti-retorno de chama deve ser instalado directamente no manoredutor da garrafa de Acetileno para prevenir a propagação da chama para o interior da garrafa.

10
• Um dispositivo anti-retorno de chama para garrafas de Oxigénio deve ser montado na mangueira de Oxigénio, antes do maçarico para prevenir a entrada de Acetileno na mangueirade Oxigénio quando a pressão for baixa. Decompõe-se facilmente Proteger as garrafas de Acetileno do fogo Não transvasar Acetileno Cada molécula de Acetileno é mantida por uma ”ligação tripla” que se pode partir por acção do calor ou extrema pressão. Este facto origina a decomposição das moléculas de Acetileno nos seus componentes: Carbono e Hidrogénio. Esta reacção de decomposição pode ocorrer deforma explosiva e ter um considerável efeito destruidor.

O Acetileno tem propriedades particulares que o tornam praticamente insubstituível para soldadura e corte oxi-acetilénico. Estas propriedades são também importantes do ponto de vista de segurança, e devem ser tidas em conta nos trabalhos envolvendo Acetileno para prevenir acidentes. Estas instruções de segurança descrevem as propriedadesdo Acetileno que são importantes para a segurança e fornecem indicações práticas para trabalhar em segurança com este gas. Estas instruções complementam, mas não substituem, regulamentações obrigatórias.

2.

Propriedades Químicas

Risco de Explosão Não permitir misturas incontroladas de Acetileno com Ar ou Oxigénio O Acetileno combina-se com o Ar ou Oxigénio para formar misturas explosivasque por intermédio de uma fonte de ignição, uma faísca ou algo semelhante, podem causar explosões perigosas.

Quanto mais elevada for a temperatura e a pressão do gás, tanto mais rapidamente o Acetileno se decompõe. Contudo, a decomposição do Acetileno numa garrafa é improvável, uma vez que o seu volume está ocupado com uma massa porosa sólida cujos poros contêm o Acetileno dissolvido emAcetona. Este sistema de segurança é apenas eficaz se a razão quantitativa entre o Acetileno dissolvido e a Acetona não exceder certos limites. Desta forma, as garrafas de Acetileno só devem ser cheias depois de ser confirmado o seu conteúdo em Acetona, e reposto caso seja
CS10 – 11.01

Linde Sogás Lda, Av. Infante D. Henrique, Lote 21-24 1800 Lisboa

necessário. Assim, tranvazar Acetileno de umagarrafa para outra é proibido. Apesar da presença deste sistema de segurança, em condições desfavoráveis pode ocorrer uma decomposição no interior da garrafa. Para eliminar este risco, as garrafas de Acetileno devem ser protegidas de calor excessivo. Apesar de as garrafas de Acetileno poderem suportar longos periodos de exposição intensa ao sol, o contacto directo com chama pode ser perigoso....
tracking img