Estudo de caso - dell computer

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2585 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 30 de maio de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO
bacharelado em administração de empresas

eneias de sousa silva

cadeias de suprimentos e produção
estudo de caso – a estratégia da dell computer

Palmas
2011

eneias de sousa silva

cadeias de suprimentos e produção
estudo de caso – a estratégia da dell computer

Trabalho apresentado ao Curso Bacharelado em Administração de Empresas daUNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para as disciplinas Operações e Logísticas, Administração da Produção, Administração de Sistemas de Informação, e Estatística.

Profs. Thiago Nunes Bazoli, Ulisses A. Jannuzy, Luis Cláudio Perini, Helenara R. Sampaio Feigueiredo.

Palmas
2011

SUMÁRIO
INTRODUÇÃO.........................................................................................................4
A ESTRATÉGIA DA DELL COMPUTER .................................................................5
ANÁLISE DO ESTUDO DE CASO ..........................................................................9
1° Etapa do trabalho ......................................................................................9
2º Etapa do trabalho....................................................................................10
3º Etapa do trabalho ....................................................................................12
CONSIDERAÇÕES FINAIS ...................................................................................14
BIBLIOGRAFIA ......................................................................................................15

INTRODUÇÃO
O mercadoatual exige que as empresas trabalhem cada vez mais com redução de custos e foco na satisfação do cliente. Para tanto, os gestores precisam estar inteirados das ferramentas que têm à disposição para auxiliá-los no dia-a-dia e no processo de tomadas de decisões, pois conhecendo tais ferramentas eles poderão fazer bom uso das mesmas.
Analisaremos o bem sucedido caso da empresa Dell Computers ebuscaremos responder as questões propostas. Espera-se que ao término de tal atividade tenhamos compreendido os principais diferenciais utilizados pela empresa e os motivos que a levou a tal posição.

A ESTRATÉGIA DA DELL COMPUTER

A empresa abriu sua fábrica em solo brasileiro na cidade de Eldorado do Sul no Rio Grande do Sul em novembro de 1999. Conta também com um centro de desenvolvimento desoftware sediado no pólo Tecnopuc, da PUC-RS. No ano de 2006 foi anunciada a construção de uma nova fábrica na cidade de Hortolândia, interior de São Paulo. A partir de agosto de 2007, Eldorado do Sul passou a sediar apenas a administração e toda produção (desktops, notebooks, e servidores) foi tranferida para Hortolândia.
Michael Dell fundou a companhia em 1984, enquanto ainda estudava naUniversidade do Texas, nos Estados Unidos. Com somente mil dólares a empresa foi fundada com o nome de PC’s Limited. Desde o seu dormitório, Dell começou a montar computadores construídos a partir de componentes em estoque.
Em 1985, a empresa fabrica seu primeiro computador com design próprio, o Turbo PC, que continha processadores Intel 8088 com a velocidade de 80MHz. A Dell então colocou anúncios emrevistas de informática americanas para venda direta aos consumidores, além da possibilidade do consumidor escolher a sua configuração. Com isso, o preço final dos computadores era mais competitivo e o modo de compra mais conveniente. Com o sucesso da companhia, Michael Dell largou a faculdade para administrar seu negócio em tempo integral. Somente no primeiro ano, a companhia teve U$$ 6 milhões brutosde entrada.
No ano de 1990, a Dell tentou vender seus produtos indiretamente através de supermercados e lojas de computadores, porém o sucesso foi muito tímido e a empresa voltou o foco no seu bem sucedido modelo de vendas diretas ao consumidor. Em 1992, a revista Fortune incluiu a Dell Computers Corporations na sua lista das 500 maiores companhias do mundo. Em 1999, a empresa superou a Compaq...
tracking img