Solaris - sistema operacional

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 14 (3378 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
FACULDADES SPEI
CURSO DE TECNOLOGIA EM ANÁLISE E DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS






[pic]





SISTEMAS OPERACIONAIS
SOLARIS












CURITIBA
2012
FERNANDO JOSE DA SILVA PAIVA
ANDERSON DE LIMA SIDOR
MIRIÃ EMANUELLE
SAMUEL FREIRE











SISTEMAS OPERACIONAIS
SOLARIS


PLANO DE PROJETO APRESENTADO PARAAPRESENTAÇÃO DE TRM ( TRABALHO R........ MULTIDISCIPLINAR ) CURSO DE TECNOLOGIA EM ANALISE E DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS, DISCIPLINA SISTEMAS OPERACIONAIS, FACULDADES SPEI.


Professor: Fabio Bettio











CURITIBA
2012




SUMÁRIO


Introdução
SOLARIS É UM SISTEMA OPERACIONAL BASEADO EM UNIX QUE FOI DESENVOLVIDO PELA ANTIGA SUNMICROSYSTEMS, QUE É UMA SUBSIDIÁRIA DA ORACLE. AS PRIMEIRAS VERSÕES DO SOLARIS ERAM CHAMADAS DE SUNOS, SENDO ALTERADO POSTERIORMENTE PARA SOLARIS 2 QUANDO COMEÇOU A SER BASEADO NO SYSTEM V QUE FOI UMA DAS PRIMEIRAS VERSÕES COMERCIAIS DO SISTEMA OPERACIONAL UNIX.

Solaris é conhecido por sua acessibilidade, especial no sistema de SPARC ( arquitectura de processador desenvolvida pela Sun em 1985 baseada naarquitectura RISC) e tambem por dar origem a muitas inovações como o Dtrace (análise e resolução de problemas de performance, em tempo real) e ZFS (um tipo de sistema de arquivos que provê administração simplificada, semântica transacional, integridade de dados end-to-end e grande escalabilidade). Solaris suporta arquiteturas baseadas nos processadores x86 e SPARC, e é um sistema que segue aespecificação POSIX (Interface Portável entre Sistemas Operacionais) Embora seja desenvolvido historicamente como um software proprietário, a maioria de seu código-fonte hoje em dia está disponível como o sistema Open Solaris.

Existem diversos critérios para fazer uma avaliação de um sistema operacional, porém o papel principal de um sistema operacional dentro da ciência da computação continuasendo o mesmo. Pode ser classificado a partir de três objetivos:

• Eficiência: Permitir que os recursos do sistema (especialmente hardware ) sejam utilizados de uma maneira eficiente, aproveitando ao máximo os recursos dos equipamentos e dando assim melhor desempenho nos processos operacionais.

• Evolução: O SO deve ser construído de maneira que permita o desenvolvimento continuo e apossibilite introduzir novas funções sem interferir com o serviços já existentes.

• Interface Amigável: O usuário gosta de interface prática e bem limpa o que o ajuda no trabalho diário algo que não o torne chato e ou inútil. Caso isso ocorra o sistema operacional será descartado independente dos itens acima.





HISTÓRICO

Sun foi fundada em 1982 e já em 1992 surge a primeiraversão do Solaris, chamado de SunOS 5.x. atualmente encontra-se na versão 11, mas a versão 10 foi lançado mundialmente no dia 15 de novembro de 2004, durante evento em San Jose, na Califórnia. A empresa investiu cerca de US$ 500 milhões em pesquisa e desenvolvimento, o Solaris 10 é a jogada da Sun para tentar reconquistar sua participação no mercado.
Quando se trata de computadores, o sistemaoperacional tem uma grande importância uma vez que é responsável por ter total controle de todos os recursos da maquina e fornecer estrutura lógica para os programas e aplicativos.
O SOLARIS é um sistema operacional totalmente baseado em UNIX bastante usado no mercado. Moderno e bastante eficaz, ele tem sido uma boa solução para computadores em rede, especialmente em grandes empresas.
No final dos anos60, Ken Thompson do Bell laboratories, queria criar um sistema operacional que fizesse juz a os grandes esforços de uma equipe de programadores em um ambiente de pesquisa. Dessa forma surge o sistema UNIX, cuja primeira versão foi escrito em Assembler para o PDP 7.
Em 1978, Dennis Ritchie produziu a sétima versão do UNIX, que por ter sido reescrito em linguagem C, tornou possível transportá-lo...
tracking img