Sistemas Operacionais: Sistema Operacional Solaris.

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 24 (5866 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de setembro de 2014
Ler documento completo
Amostra do texto
1. GERENCIAMENTO DE MEMÓRIA 3
2. TÉCNICA DE GERENCIAMENTO DE MEMÓRIA: 3
2.1. ALOCAÇÃO DE MEMÓRIA CONTINUA: 3
2.2. ALOCAÇÃO PARTICIONADA: 3
2.3. ALOCAÇÃO PARTICIONADA ESTÁTICA: 3
2.4. ALOCAÇÃO DINÂMICA 4
2.5. TÉCNICA DE GERENCIAMENTO DE MEMÓRIA VIRTUAL 4
2.6. ESPAÇO DE ENDEREÇAMENTO VIRTUAL 4
2.7. MAPEAMENTO 4
2.8. MEMÓRIA VIRTUAL POR PAGINAÇÃO 5
2.9. POLÍTICAS DE BUSCA DE PÁGINAS 52.10. PAGINAÇÃO ANTECIPADA 5
2.11. POLÍTICAS DE ALOCAÇÃO DE PÁGINAS 5
2.12. ALOCAÇÃO FIXA 6
2.13. ALOCAÇÃO VARIÁVEL 6
2.14. POLÍTICA DE SUBSTITUIÇÃO DE PÁGINAS 6
2.15. WORKING SET 6
2.16. ALGORITMO DE SUBSTITUIÇÃO DE PÁGINAS 6
2.17. SWAPPING MEMÓRIA VIRTUAL 6
3. GERENCIAMENTO DE MEMÓRIA 6
3.1. WINDOWS 8 6
3.2. LINUX 12
4. RELATÓRIO 04: INSTALAÇÃO E CONFIGURAÇÃO 14
4.1. INSTALAÇÃO ECONFIGURAÇÃO DE DOMÍNIOS, USUÁRIOS, ARQUIVOS 14
4.2. INSTALAÇÃO DO AD NO WINDOWS SERVER 2003 15
4.2.1. Preparação do Ambiente 15
4.2.2. Implementação do Active Directory 15
4.2.3 Validando a Instalação do Active Directory 17
4.2.4. Analisar o arquivo de log 17
4.2.5. Verificar se os compartilhamentos NETLOGON e SYSVOL estão disponíveis. 17
5. CONFIGURANDO O SERVIÇO DE DNS NO SERVIDOR 171. Gerenciamento de Memória



O gerenciamento de memória principal é um dos pontos mais importantes em um projeto de um sistema operacional, deve manter na memória principal o maior numero de processos, e maximizar o seu compartilhamento.
O Conceito básico do gerenciamento de memória e tornar os processos do sistema operacional mais rápido e de acesso instantâneo, assim os programasdeixam de ser armazenados em memórias secundarias, como Disco rígido e passam a ficar armazenados na memória principal. Como o tempo de acesso à memória secundária é maior que o tempo de acesso à memória principal, o sistema operacional deve buscar diminuir o número de operações de entrada e saída à memória secundária, caso contrário podem ser ocasionados sérios problemas no desempenho dosistema.
A gerência de memória deve manter na memória principal o maior numero de processos residentes, permitindo maximizar o compartilhamento do processador e demais recursos. Mesmo na ausência de espaços livres, os sistemas devem permitir que novos processos sejam aceitos e executados. Isso é possível porque o mecanismo chamado SWAPPING ele faz a realocação de um processo para a memória secundária equando surge um espaço livre esse processo passa novamente para a memória principal.
2. Técnica de Gerenciamento de memória:


2.1. Alocação de memória continua:

Essa técnica foi desenvolvida para a memória principal a ser dividida em duas partes, uma para o sistema operacional e a outra para os programas. Nesse tipo de alocação o usuário tem acesso a todo o espaço da memória, tanto dosistema operacional quanto a área reservada para os programas, para proteger o sistema operacional de um acesso indevido os programadores alocaram em seu código um registrador que verifica se o programa tem acesso a aquela determinada área no qual faz referência, caso não possua acesso ao sistema ele emitirá uma mensagem de erro para o usuário.
O único defeito desse tipo de alocação é que ela sópermite um programa que tenha acesso a esse espaço da memória, caso esse programa não utilize todo espaço disponível na área esse espaço ficara perdido e impossível de ser utilizado por outro programa.

2.2. Alocação Particionada:

É um meio melhor de utilizar os recursos disponíveis no sistema monoprogramaveis onde o processador permanece a sua maior parte do tempo ocioso e a memória principal ésubutilizada, já o sistema multiprogramavel é mais eficiente no uso do processador necessitando assim que diversos programas estejam na memória principal ao mesmo tempo e que novas formas de gerenciamento sejam implementadas.

2.3. Alocação Particionada Estática:

Nos primeiros sistemas multiprogramaveis, a memória era dividi em pedaços fixos, chamados partições. O tamanho das partições,...
tracking img