Sistema operacional solaris

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1682 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de maio de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Introdução
O sistema operacional consiste de um ou um conjunto de programas que compõem o software básico do computador e cuja finalidade é a de executar os programas aplicativos e de servir de interface entre o computador e seus usuários. Um sistema operacional deve atender a três objetivos principais:
• Conveniência - tornar o uso do computador mais conveniente (fácil).
• b) Eficiência -tornar eficiente (seguro e justo) o uso e o compartilhamento dos recursos existentes
• c) Evolução - possibilitar o desenvolvimento de novas funcionalidades.
Neste trabalho procuramos entender e conhecer a forma de como os conceitos e funções básicas de sistemas operacionais são aplicadas no SOLARIS – gerência de processos e memória, controle de entrada e saída de dados, sistema de arquivos, alémdos recursos disponíveis para se obter uma maior segurança. Por ser um sistema operacional moderno e eficaz, esta tendo uma grande aceitação no mercado de trabalho.

Sistema Operacional Solaris
História do Solaris
O Solaris teve origem baseado no sistema Unix.
A primeira versão do Sistema Unix surgiu no final dos anos 60, porque Ken Thompson queria um sistema operacional que suportasse econdenasse os esforços de uma equipe de programadores em um ambiente de pesquisa.
Em 1978 surgiu a sétima versão do Unix, que por ter sido reescrito em linguagem c, se tornou possível transportá-lo de uma arquitetura para outra sem dificuldades. A partir daí surgiram varias versões como o XENIX, SCO-UNIX. Foi necessário unificar essas versões de sistema UNIX para torná-los um sistema abertopadrão. Foi então que desenvolveram o UNIX único conhecido como SISTEM V RELEASE 4 (SUR4).Foi baseado nessa versão que surgiu a primeira versão do Solaris.
O Solaris é um Sistema Operacional voltado para grandes empresas, com um conjunto de Softwares, para desenvolvimento e gerenciamento de informações e comunicações entre aplicativos criado para obter uma alta performance em aplicaçõescliente/servidor. O Solaris permite acesso transparente e ilimitado a sistemas, servidores, dispositivos periféricos, recursos com escalabilidade para suportar várias aplicações e configurações.

Gerencia de Processos
O Solaris é um sistema multiprogramavél, onde cada usuário pode ter vários processos ativos simultaneamente.
Os processos no Solaris possuem 2 estruturas chave:
• Tabela deprocessos - contém informações como número do processo, modo e prioridade entre outros;
• Estrutura de usuário - contem informações que não são necessárias quando o processo não estiver fisicamente na memória principal.
A gerencia de processo no Solaris é usada para mostrar os processos que estão sendo executados numa determinada estação de trabalho, além de parar e reinicidizar processos einvestigar e depurar processos irregulares (processos que não estão realizando o trabalho esperado).

Gerencia de Memória
Cabe ao Kernel do Solaris a responsabilidade por diversas funções de gerencia de memória, como controlar que partes da memória estão em uso e que partes não estão; locar memória para processos quando eles necessitarem e deslocar quando eles terminarem e gerenciar a troca entrea memória principal e o disco quando a memória principal é muito pequena para armazenar todos os processos.
O escalonamento de memória do Solaris define as prioridades dos processos, cujo calculo é referente ao tempo de execução acumulado.
No Solaris, além do Swapping, é implementado a gerencia de memória virtual com paginação por demanda, ou seja, as páginas do processo são trazidasdo disco para a memória somente quando são referenciadas.
Obs.: Swapping – técnica que seleciona alguns processos para retirar da memória caso está esteja cheia.

Gerencia de Arquivos
O Sistema de arquivos no Solaris é baseado em uma estrutura de diretórios e o local onde os arquivos estão fisicamente armazenados. Esse modelo permite que uma estrutura seja formada por diferentes discos,...
tracking img