Sol e estrelas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2658 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 6 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Introdução

Iremos conhecer a natureza das estrelas, seus tipos, como as estrelas se formam e como elas morrem. O Sol, a estrela de maior importância para a nossa sobrevivência aquece nosso planeta todos os dias, fornecendo a luz que nos possibilita enxergar e que é absolutamente necessária para a existência de vida na Terra.
O Sol como toda estrela é uma esfera de plasma.
Iremos relatarneste trabalho, as características, os dados, informações e alguns acontecimentos em relação ao Sol e as Estrelas. Esclareceremos dúvidas sobre os diversos assuntos abordados no tema.


O SOL E AS ESTRELAS

As estrelas são sóis distantes, mas tão longe se parecem com pontos de luz. São bolas gigantes de gás quente, assim como nosso sol. Elas nascem, vivem através de uma longa meia-idade e,finalmente, morrem. Algumas estrelas estão sozinhas, como o nosso Sol, e outras têm uma companhia constante, geralmente de outra estrela. Estrelas também mudam à medida que envelhecem. Essas mudanças ocorrem ao longo de milhões e bilhões de anos.
Estrelas nascem de enormes nuvens de gás e poeira que preenchem alguns dos espaços entre as estrelas. Ao entrar na “meia-idade" que brilha constantemente,alimentado pela fusão de hidrogênio em seu centro. Todas as estrelas, não importa quão grandes eles são, eventualmente ficam sem "combustível" de hidrogênio em seus centros, e começam a morrer.


ESTRELAS


Uma estrela é uma grande e luminosa esfera de plasma, mantida íntegra pela gravidade. Ao fim de sua vida, uma estrela pode conter também uma proporção de matéria degenerada. A estrela maispróxima da Terra é o Sol, que é a fonte da maior parte da energia do planeta. Outras estrelas são visíveis da Terra durante a noite, quando não são ofuscadas pela luz do Sol ou bloqueadas por fenômenos atmosféricos. Historicamente, as estrelas mais importantes da esfera celeste foram agrupadas em constelações e asterismos, e as estrelas mais brilhantes ganharam nomes próprios.
Pelo menosdurante uma parte da sua vida, uma estrela brilha devido à fusão nuclear do hidrogênio no seu núcleo, liberando energia que atravessa o interior da estrela e irradia para o espaço sideral. Quase todos os elementos que ocorrem na natureza mais pesados que o hélio foram criados por estrelas, seja pela nucleossíntese estelar durante as suas vidas ou pela nucleossíntese de supernova quando as estrelasexplodem. Os astrônomos podem determinar a massa, idade, composição química e muitas outras propriedades de uma estrela observando o seu espectro, luminosidade e movimento no espaço. A massa total de uma estrela é o principal determinante da sua evolução e possível destino. Outras características de uma estrela são determinadas pela história da sua evolução, inclusive o diâmetro, rotação, movimento etemperatura. Um diagrama da temperatura de muitas estrelas contra suas luminosidades, conhecido como Diagrama de Hertzsprung-Russell (Diagrama H-R), permite determinar a idade e o estado evolucionário de uma estrela.
Uma estrela se forma pelo colapso de uma nuvem de material composta principalmente de hélio e traços de elementos mais pesados. Uma vez que o núcleo estelar seja suficientementedenso, parte do hidrogênio é gradativamente convertido em hélio pelo processo de fusão nuclear.
Sistemas binários e multiestelares consistem de duas ou mais estrelas que estão gravitacionalmente ligadas, movendo-se umas em torno das outras em órbitas estáveis. Quando duas dessas estrelas estão em órbitas relativamente próximas, sua interação gravitacional pode causar um impacto significativo na suaevolução. As estrelas podem ser parte de uma estrutura de relacionamento gravitacional muito maior, como um aglomerado ou uma galáxia.
Formação e evolução
As estrelas são formadas no interior de regiões extensas de maior densidade do meio interestelar, embora esta densidade seja ainda menor do que no interior de uma câmara de vácuo terrestre. Essas regiões são chamadas nuvens moleculares. Um...
tracking img