Estrela sol

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (418 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Sol



[pic]

O Sol é apenas uma entre as dezenas de bilhões de estrelas da via Láctea e se situa a cerca dr 30.000 anos luz do centro desta galáxia, na extremidade deu de seus expirais.
O Solé constituído principalmente dos gases hidrogênio e hélio. Seu núcleo é um enorme reator nuclear, cuja temperatura atinge pelo menos 14 milhões de graus Celsius, produzindo energia por fusão nuclear,um processo no qual o hidrogênio é convertido em hélio.
O Sol está perdendo massa a uma taxa de quatro milhões de toneladas/segundo, mas sua massa total é de 2x1027t (330.000 vezes a da Terra e 745vezes a de todos os planetas juntos). Seu diâmetro é de 1.392.000km-109 vezes maior que o da Terra - e seu volume é 1.300.000 vezes maior que o da Terra.
A superfície e a atmosfera do Sol
Manchassolares - que apesar de parecerem pretas - devido ao contraste com as áreas mais claras ao seu redor - são na verdade muito brilhantes. São cerca de 2.000º C mais frias que as outras partes do Sol e onúmero de manchas solares que podem ser vistas varia de um ciclo de 11 anos.
Fotosfera - a superfície clara, consistindo de milhares de granulações, cada uma com várias centenas de quilômetros dediâmetro. A superfície do Sol está sempre mudando de aparência e cada granulação dura cerca de 10 minutos. Projetando-se da fotosfera, há enorme jatos de gás- espículos- que podem chegar a 15.000km, masduram poucos minutos.
Cromosfera- é a parte situada acima da fotosfera, que apresenta cor vermelha e é constituída principalmente de gás hidrogênio. Não pode ser observada a olho nu devido à proximidadeda fotosfera, que é muito mais brilhante, a não ser durante o eclipse total do Sol, quando a fotosfera é obscurecida pela Lua.
Protuberâncias são massas de hidrogênio brilhante, são às vezesejetadas da cromosfera e penetram na parte mais externa da atmosfera do Sol, tendo em média 100.000km de comprimento. Há dois tipos de protuberâncias, as eruptivas são violentas e de curta duração e as...
tracking img