Dr.ª Titi

2390 palavras 10 páginas
1.1. - O que existe no Universo

O UNIVERSO
A Terra faz parte do Sistema Solar, o qual se encontra na Via Láctea.

Uma galáxia é um gigantesco agrupamento de estrelas, gases e poeiras.

A Via Láctea é uma galáxia com o aspeto de um disco, onde é visível uma espécie de braços em forma de espiral, sendo o seu diâmetro muito maior que a sua espessura.

O Universo contém biliões de galáxias.

O Universo é muito, muito grande, sendo constituído por estrelas, planetas, cometas, nebulosas, asteróides, meteoróides, galáxias, supernovas, anãs brancas, nebulosas planetárias, quasares, material interstelar e buracos negros.

Uma galáxia, apesar do seu enorme tamanho, é apenas uma pequena parte do Universo observável.

As galáxias estão a afastar-se umas das outras e, quanto mais longe estão, mais rapidamente se afastam. Logo, o Universo está em expansão.

O BIG BANG. GALÁXIAS E ENXAMES DE GALÁXIAS
Pensa-se que o Universo teve origem há cerca de 15 mil milhões de anos, no Big Bang - explosão inicial a partir de uma partícula inicial de densidade extremamente elevada e temperatura muito alta.

As galáxias são grandes agrupamentos de estrelas (objetos celestes com luz própria) e material interstelar que, por sua vez, se organizam em aglomerados ou enxames de galáxias (conjuntos de galáxias).

O grupo local é o nome que se dá á um aglomerado de cerca de trinta galáxias, onde se encontra a nossa galáxia - a via láctea - e ainda outras como andrómeda e as núvens de magalhães (grande núvem de magalhães e pequena núvem de magalhães).

As galáxias podem classificar-se de acordo com a sua forma, em três tipos: galáxias em espiral, galáxias elípticas e galáxias irregulares.

ESTRELAS E A SUA EVOLUÇÃO
As nebulosas são grandes aglomerados de gás e de poeiras, onde se formam as estrelas. São chamadas de bercários de estrelas.

A via láctea é uma galáxia em espiral, da qual faz parte o nosso sistema solar, um entre muitos outros milhões de sistemas

Relacionados